quinta-feira, 3 de junho de 2010

O trabalho do bicho!

Quantas vezes você ouviu dizer que nicho ecológico é o lugar onde os organismos vivem? Ou pior ainda: o papel que o organismo desempenha no meio ambiente um tipo de "emprego". Esqueça tudo e isso e pense na frase: a Mata Atlântica é o nicho onde vive o Milvago chimachima, popularmente conhecido como Gavião Carrapateiro. Bem agora vamos analisá-la, por partes:
Primeiro: A Mata Atlântica na verdade não é um nicho e sim um ecossistema, diga-se de passagem, quase que exclusivamente tupiniquim.
Segundo: O lugar onde os organismos vivem não é o nicho, e sim o famoso habitat.
Um habitat pode ser uma lagoa para um peixe, uma campo para borboletas, uma placa de cultura para bactérias enfim, um habitat fornece uma série de nichos distintos, e cada animal que vive em um determinado habitat está adaptado à ele e, portanto, apresenta estilos de vida também distintos.
O nicho ecológico muitas vezes é mal compreendido pelas pessoas isso porque ele não é um lugar. Eu achei a definição de Colin Townsend, professor e pesquisador (imagem tirada do site da Universidade de Otago), a mais simpática das que eu já havia ouvido, ele diz que o nicho não é um lugar no universo e sim uma idéia. Uma vez que para sobreviver os organismos necessitam ser tolerantes a determinados ambientes e/ou variações do meio e, ter suas necessidades fundamentais supridas, como: temperatura, umidade, altitude, luminosidade e etc.

O responsável por essa "confusão toda" foi o naturalista inglês Charles Sutherland Elton que em 1933 publicou  The Ecological Animals que é considerado um dos clássicos na história das publicações no campo da ecologia. Na verdade o que ele disse foi mais ou menos isso: que o nicho é um conceito funcional, sucessão ecológica, a dinâmica de dispersão e das relações críticas à flutuação de populações de animais, incluindo a interação com o habitat e ambiente físico.
Pasmem eu vou colocar só um adendo na história toda, Charles além de britânico fez suas primeiras descobertas de relações entre espécies e habitats nas redondezas de Liverpool, sim aquela cidadezinha que viu nascer os reis do yeah yeah yeah!!!
Depois em 1957 um novo conceito foi proposto e nele as interações entre as necessidades e as condições do meio ambiente pelo indivíduo ou por uma espécie determina o estilo de vida desse indivíduo ou espécie.
Atualmente admite-se que o nicho seja definido pelos limites que possibilitam a sobrevivência dos organismos, diversos fatores que interagem e limitam taxas de crescimento e reprodução e isso é bem diferente que um simples "trabalho do bicho".
Ah eu já tava esquecendo do Gavião Carrapateiro (belíssimo), o exemplo aqui citado, é encontrado na Mata Atlântica sim e isso é verdadeiro, inclusive na estação do Parque Marumbi, dado retirado de um texto do  Fernando Costa Straube ornitólogo desde 1982 (ano do meu nascimento) e o texto presente no site Atualidades Ornitológicas, sinceramente eu não aprecio muito esse site, mas de vez em quando eu entro para dar uma fuçadinha em assuntos da avifauna.
É caríssimos, os termos utilizados em ecologia são muito mais complexos do que se imagina, mas uma boa saída para se compreender todos eles é ainda ler, ler e ler.
Espero ter iluminado um pouquinho a idéia desse conceito. Se persistirem as dúvidas procurem um ecólogo que ele saberá de uma maneira mais brilhante responder corretamente essa questão.
Beijos a todos e xauxau!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário