quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Momento "in"

Oi rapaziada que me visita aqui no blog, essa semana está sendo tão acelerada que estou sem tempo para raciocinar, então deixá-los-ei com um clipe do Sr. Eddie Vedder, dá para relaxar e sentir um pouco de paz de espírito!

bjus e até o próximo post!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Nossos felinos ameaçados de extinção.

Olá leitores,
Ia postar algo a respeito dos refugiados ambientais mais o blog do Planeta do Bem fez isso primeiro e não quero que pareça uma cópia de idéias, então fica para próxima!
Então resolvi postar algo sobre felinos, já mencionei anteriormente aqui no Blog que eu tenho um schnauzer e uma gatinha (vira-lata), tem chovido bastante a noite aqui em Curitiba o que deixa a gata (o nome da gata é gata) extremamente injuriada, pois como qualquer felino é a noite que ela pode colocar as garrinhas para fora. Como está chovendo ela não pode explorar o ambiente então ela mia, mia muuuuuuuuito a noite. Eu que sou um animal com hábitos diurnos e levanto muito cedo, pensei em dar uma boa "matadinha" nela, mas como a lista de animais em extinção no Brasil não é pequena resolvi repensar e dedicar um post especial aos felinos brasileiros, afinal ela não tem culpa de estar chovendo.
A família Felidae é composta por 37 espécies de felinos, exceto pelo gato doméstico, todos estão em perigo ou ameaçadas de extinção.
De modo geral, podemos dizer que sempre que se fala em felinos o primeiro pensamento que vêm à cabeça são os leões na África (Phantera leo) faz sentido uma vez que a figura do leão é amplamente explorada pela Disney. Mas enfim, vamos focar no Brasil.
O maior e mais reconhecido felino brasileiro com certeza é a nossa querida onça-pintada (Panthera onca), também conhecida como jaguar, o que poucas pessoas sabem é que a onça-pintada não é um animal endêmico do Brasil, esse felino tem distribuição geográfica desde o México até o norte da Argentina (dados da IUCN) como pode ser visto no mapa.
São encontrados mais especificamente em zonas florestais, planícies pantanosas e savanas. Por causa da degradação do habitat, consequência do desmatamento das florestas, a população de onça-pintada diminuiu drasticamente nos últimos anos. E infelizmente, nem nos parques nacionais refúgios da vida silvestre esses animais estão livres de ameaça, é triste dizer mas em março do ano passado uma onça-pintada foi atropelada no Parque Nacional do Iguaçu (PNI), acredita-se que ela passou de ameaçada a inexistente lá no parque,  alguns biólogos afirmam que ela era a última onça remanescente do PNI, esse tipo de "acidente" ocorre porque é permitido o trânsito de automóveis dentro do Parque. Enfim, certas coisas são mesmo difíceis de se compreender. Fato é que os felinos de grande porte são ameaçados de extinção, mas não são os únicos. Em geral os felinos são divididos em gatões: tigre, leão, onça-pintada, onça-parda entre outros e, em gatinhos como: jaguatirica, lince, gato de maracá, etc. A extinção é um processo que ocorre naturalmente, mas que está sendo seriamente agravado pela pressão humana sobre os ambientais naturais, um dos maiores problemas é aquele causado pela depressão endogâmica, em que animais que são cosanguineos acasalam e geram proles com maior probabilidade de desenvolvimento de doenças causando uma fragilidade tão severa que pode sim levar a extinção em poucos anos. Uma das diferentes formas de se evitar ou atrasar o processo de extinção é conhecer melhor as espécies, nesse sentido o IBAMA fez uma das ações que eu considero das mais interessantes criou em 1995 o Grupo de Trabalho Especial para Pequenos Felinos Brasileiros, também conhecido como plano de manejo para felinos brasileiros de pequeno porte, dessa forma tenta-se manter um programa de conservação. Aqui no Paraná, eu li alguns estudos com felinos no Salto Morato, mas ainda sim acho que tem um longo caminho a se percorrer, porque tudo está ligado a conservação do habitat que convenhamos no nosso país é algo muuuuuuuuuito precário.
No Brasil, se eu não estiver enganada, existem 8 espécies de felinos, são elas: onça-pintada (Phantera onca), suçuarana [minha preferida] (Puma concolor), jaguatirica (Leopardus pardalis), gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-do-mato-grande (Oncifelis geoffroyi), gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), gato-palheiro (Oncifelis colocolo) e finalmente o gato-mourisco (Herpailurus yaguarondi).
Tendo vista que a ameaça de extinção dos felideos de grande e pequeno porte é real, muitos pesquisadores brasileiros tem trabalhado o estudo do comportamento de algumas espécies em cativeiro, observam locomoção, atos comportamentais, parado, cuidados corporais, hábito exploratório, vocalização, interações agonísticas, interações pacíficas, reprodução etc. Apesar de ter uma boa intenção todos esses comportamentos são baseados no sistema de repetição e, em cativeiro é fato: os animais não conseguem expressar verdadeiramente seus comportamentos,  pois, estão em um ambiente completamente distinto do natural, mas é importante para compreensão dos padrões comportamentais e possivelmente pode ajudar (ou não) na configuração de planos de manejo adequados, como tamanho da área na reserva ou a retirada de rodovias no interior dos parques. A maioria dos estudos  limita-se a uma única espécie, não que seja errado, mas eu na minha humilde opnião acredito que deveriam existir esforços na tentativa de publicação da interação das espécies nos ambientes naturais, porque é a ecologia, a história natural delas que vai definir como protegê-las da extinção. Mas enfim, Serafim!
Alguns sites que são interessantes e eu recomendaria o próprio site da IUCN que está na lista de sites legais aqui do blog e sempre é bom ler as notícias e saber o que está acontecendo com a biodivesidade no Brasil e no Mundo, o site do Renctas, do projeto Felinos do Aguai, o site  Biodiversityreporting. Claro sem contar os sites de busca de artigos científicos, em relação a esses eu tenho uma dica, busquem revisões, antes de procurar algo específico entenda o contexto global e revisão é o canal com certeza!
Bom por enquanto é isso,
bjus e xauxau.



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quase memória

Bom dia caríssimos sobreviventes do carnaval!
Hoje vou deixar aqui uma dica de leitura do excelentíssimo Carlos Heitor Cony.
O livro trata sobre as memórias do autor desde a infância, reencontro com o passado na tentativa de redescobrir a história do pai do autor e assim conhecendo sua própria história, valores morais, cumplicidade, a recordação de detalhes a muito tempo perdidos da sua vida tornam a história emocionante.
Nessa época pós carnaval é um prato cheio para se pensar nas coisas importantes que as vezes passam despercebidas.
Relembrar é viver, vida é biologia, logo ... leiam o livro!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Parabéns Charles Darwin!

Hoje é um dia muito especial, se estivesse vivo, Charles Robert Darwin estaria completando 201 anos!
Em algum post passado eu fiz uma breve introdução da vida do incrível Charles, podemos dizer que Darwin colocou o mundo de cabeça para baixo, quando elaborou a teoria da evolução.
Cinco anos andando pela Patagônia e pelas ilhas do oceano pacífico, transformaram uma simples viagem a bordo de um navio no marco mais importante para ciência moderna, a teoria sobre a origem das espécies foi muito além de uma teoria, ela conseguiu postular através de evidências fósseis que a diversidade biológica é o resultado de modificações ou adaptações produzidas por seleção natural, onde os organismos mais adaptados são capazes de gerar e deixar descendentes férteis.
Parece simples, mas imaginem que a 151 anos atrás não se sabia nada sobre hereditariedade ou genética, uma pessoa dizer que as caracteristicas pessoais (caracteres genéticos) são passadas de pais para filhos em medidas proporcionais é simplesmente brilhante!
Darwin nunca entendeu profundamente o processo de herdabilidade dos genes, embora o genial pesquisador Gregor Mendel fosse contemporâneo a ele, Darwin não teve acesso ao seu legado. Isso se deve ao fato de Mendel ser monge e não ter sido levado a sério na época em que publicou seus ensaios de hibridação de plantas (mais um gênio imcompreendido pelo seu tempo).
O livro: "A Origem das espécies" é sensacional, merece se lido e revisitado sempre que possível, até o instinto, segundo Darwin, sofre constantemente ação da seleção natural (o que é bem lógico) depois que vc lê fica muito simples a compreensão de como isso confere uma maior habilidade na luta pela sobrevivência.
Tem um filme sobre o Darwin que está disponível no youtube intitulado "creation" eu procurei em videolocadora e nesses sites de Download e não encontrei, assistir pelo youtube é xarope, mas é melhor que nada!
Visitantes desse blog: LEIAM A ORIGEM DAS ESPÉCIES, essa é uma leitura obrigatória para os apaixonados (como eu) por biologia. Quem não vai pular carnaval dê uma passadinha numa livraria e transforme dinheiro em conhecimento comprando o livro, para os que não podem comprar passem numa biblioteca e emprestem o livro, mas devolvam depois =). Para os que vão pular carnaval, boas festas e protejam-se do calor, usem camisinha e aproveitem o feriadão com saúde!
bjus e até mais!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mestrado UFPR - Eu consegui \o/

Eu tô com um post pronto a respeito de refugiados ambientais, mas antes de colocá-lo aqui no blog gostaria de compartilhar com as pessoas que visitam esse espaço a minha felicidade!!!!
Segunda eu soube da feliz notícia que eu sou uma das mais novas alunas de mestrado no curso de pós graduação em Patologia, Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal do Paraná, eu tô tão feliz que tive de escrever aqui, no msn, fotolog, twitter, orkut ...
Enfim =)
Aguardem pelo post sobre Refugiados ambientais que tá bem interessante mesmo =)
bjs a todos os navegantes da web ;)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bem Estar Animal PUC-PR.

Olá leitores queridos.
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná oferece no início do mês de Março/2010 o curso de especialização em "Bem Estar Animal" promovido pela Prof.ª Dr.ª Marta Luciane Fischer, tem como objetivo a capacitação de profissionais que trabalham diretamente ou indiretamente com animais de produção, animais silvestres, companhia e animais de pesquisa, para avaliação das condições de bem-estar animal seguindo indicativos comportamentais buscando ações que possam melhorar as condições de manutenção e manipulação desses animais.
Estão habilitados à incrição: veterinários, zootecnistas, biólogos, agrônomos e demais pesquisadores que trabalhem com animais.
Quem tiver interesse é só clicar no título dessa postagem que será direcionado ao site da instituição.
 Aproveitando a deixa vou divulgar também o livro da pesquisadora acima citada, Marta L. Fischer, intitulado "Achatina fulica". Lançamento dia 12/02/2010 no auditório Thomas Morus, Bloco I, campus Curitiba, PUC-PR.


Aproveitem para conhecer mais um pouquinho sobre essa maldita praga africana. Abraços e boa noite ;)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sperm Hook Up to Outswim Rivals

Esse foi o título de um dos textos da prova de Inglês do mestrado em Patologia da Universidade Federal do Paraná. Eu achei tão divertido e intressante que resolvi fazer um resuminho aqui no blog, lá vai:
A pós-doutora Heidi Fischer fez um estudo muito curioso, ela marcou espermatozóides fluorescentemente de camundongos com hábitos de poligamia e hábitos monogâmicos para diferenciar um esperma do outro, depois fez um mix espermático e constatou que os espermatozóides oriundos de camundongos monogâmicos ligavam-se uns aos outros indiscriminadamente na tentativa de fecundar o óvulo. No entanto, os espermatozóides de animais poligâmicos ligavam-se com espermatozóides do mesmo macho e ainda, sendo a ligação feita entre irmãos eles ligavam-se com espermatozóides do mesmo sexo.
Incrível o sistema, ainda desconhecido, que existe de reconhecimento entre eles. Isso pode identificar uma caracteristica evolutiva na qual a tentativa de perpetuar a espécie é a força universal mais forte, pois espermatozóides que se ligam criam correntes e conseguem nadar mais rápido encontrando e fecundando o óvulo mais velozmente. Legal né?
Eu achei demais!
O texto original foi publicado na ScienceNow Daily News quem quiser segue o link Sperm Hook Up to Outswin Rivals.
Abraços e boa semana =)