Nesse ano de 2010 foi comemorado o Ano Internacional da Biodiversidade, encontros, palestras, cursos, conferências, planos de governo, enfim, diretrizes de conservação e preservação foram metas traçadas por diversos países a fim de se conseguir a conscientização da população, das empresas e dos políticos para o uso sustentável da biodiversidade.
O saldo dessa mobilização não foi tão alto quanto se esperava. A Conferência de Copenhague- COP15, apesar das críticas severas por conta da não existência de um acordo justo que as ONGs negociavam em relação ao aumento da temperatura global, trouxe algo muito positivo para sociedade que foi a elaboração de um projeto de discussão em torno das mudanças climáticas no qual não são envolvidos apenas organizações ambientalistas mas todas as parcelas da sociedade que podem e sentirão na pele os efeitos de tais mudanças, tribos indígenas, quilombolas, agricultores, grandes empresas, nações, você e eu estamos diretamente envolvidos e somos responsáveis por isso.
A divulgação de dados relacionados com a biodiversidade é extremamente importante para a conscientização e isso talvez tenha sido o ponto mais alto desse ano de 2010. Por exemplo, você sabia que 65% da biodiversidade dos rios está ameaçada pela ação humana e isso será e é refletido na extinção crônica de espécies e na escassez de água? Você não sabia, mas a UNESCO divulgou e eu divulguei aqui no blog também. É importante criar o hábito de ler notícias relacionadas ao meio ambiente porque assim a gente saí da ignorância e pode cobrar diretamente aqueles que nos representam na Assembléia ou no Congresso.
E, para terminar esse post o ano de 2011 foi escolhido para comemorar o Ano Internacional das Florestas e o primeiro post do ano que vêm será dedicado ao tema!
Super beijos e tchau tchau
gostei eu adoro o dia internacional das florestas!
ResponderExcluir