quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Petição Contra a construção da Usina Belo Monte





Leitores do Blog peço gentilmente que vocês assinem a petição contra a construção da Usina Belo Monte localizada na região da Floresta Amazônica. No ano em que a ONU declarou ser o ano Internacional das Florestas é inaceitável a exploração dos recursos naturais, a desapropriação de terras indígenas, a derrubada de mata nativa para construção de mais uma usina hidrelétrica em 400.000 hectares de floresta. 
O Brasil já foi palco da destruição de uma das sete maravilhas do mundo. 
As 7 quedas do Iguaçu aqui no Paraná foram inundadas para a construção da usina hidrelétrica de Itaipu, o projeto que visava o fortalecimento energético do país deixou um rastro de destruição impossível de ser calculado, a barragem alterou drasticamente o microclima local, centenas de animais foram mortos pela inundação, milhares de animais morreram pela perda de habitat. 
Minha gente é necessário que a população se manifeste contra esse projeto no coração da Amazônia, centro de alta concentração de biodiversidade no sul do Pará, a construção da usina será a mais dispendiosa e a que trará menos benefícios para a população brasileira, na verdade isso manchará a nossa história com uma vergonha que não poderá ser apagada e a tragédia será ainda maior do que você, caro leitor, pode imaginar. 
A demissão do Presidente do IBAMA, Abelardo Bayma, sinaliza uma premissa negativa para nossa floresta uma vez que o recém nomeado Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, criticou o "atraso" na liberação de licenças ambientais para usinas, em especial a USINA DE BELO MONTE. 
Uma licença ambiental só pode ser concedida após um criterioso Estudo e Relatório de Impactos Ambientais (EIA/RIMA) previstos no artigo 225, § 1º, IV da Constituição Federal (CF/88). O EIA/RIMA é uma avaliação preliminar para realização de atividades ou obras que possam causar danos ao meio ambiente, o diagnóstico viabiliza ou impossibilita a realização de tal obra. É composto por estudos técnicos, científicos, sociais e econômicos e é realizado por uma equipe multidisciplinar (biólogos, sociólogos, zoólogos, etimólogos, antropólogos, doutores em energia e planejamento de sistemas energéticos, historiadores, cientistas políticos, economistas, engenheiros, hidrólogos, ictiólogos, ornitólogos e outros). A empresa que realizou o EIA/RIMA de Belo Monte deixou muitas questões a serem respondidas pelo governo federal, e afirmou que haverá um impacto direto sobre as populações indígenas, a empresa disse que não houve tempo adequado para realização de um estudo completo e o governo parece não se preocupar com isso, pois apesar de todas as críticas feitas ao projeto exige a liberação de uma licença (que não pode ser liberada) para o mês de fevereiro. Um EIA/RIMA não pode ser aprovado por pressão política.
Não podemos nos omitir do nosso compromisso com o meio ambiente. Assinem a petição: http://www.avaaz.org/po/pare_belo_monte?fp

Para acessar o relatório em formato .pdf clique EIA/RIMA da Usina Belo Monte.



Um comentário:

  1. como pode ser falado biológicamente sobre o efeito da construção da usina de belo monte sobre o clima Amazônico

    ResponderExcluir