sábado, 14 de novembro de 2009

Dinossauros Homeotérmicos?

Tudo indica que sim, talvez não todos mas, alguns estudos tem demonstrado a possobilidade de algumas linhagens de répteis pré-históricos possuírem uma característica homeotérmica ou ainda uma associação de ectotermia e homeotermia. É sem dúvida uma viagem muito louca, mas também muito interessante.
Essa semana foi publicado um artigo cujo título é no mínimo curioso, mas quando você lê faz sentido: "Biomechanics of Running Indicates Endothermy in Bipedal Dinosaurs" do pesquisador Herman Pontzer e colaboradores.
Resumo da ópera foi o seguinte: eles avaliaram a fisiologia metabólica de dinossauros extintos, através do estudo de comparação de taxas metabólicas de consumo de oxigênio durante a caminhada e corrida e potência aeróbica máxima  de dinossauros bípedes extintos com a utilização de dois métodos recentemente desenvolvidos que liga a anatomia de locomoção para caminhar e correr para estimar o custo de locomoção taxas metabólicas para os dinossauros. Eles fizeream uma comparação da caminhada a pé e lenta velocidade de marcha moderada aeróbia sustentável na maioria dos amniotas modernos, dessa forma a ectotermia de espécies extintas seriam apoiados se os seus custos de locomoção previstos a estas velocidades moderadas caisse dentro da capacidade aeróbia em que vivem os animais ectotérmicos. Contudo, se a potência aeróbia necessária para caminhada e corrida lenta nestas espécies extintas é prevista para exceder a potência aeróbica máxima para os animais ectotérmicos, nesse caso a hipótese de que pelo menos alguns animais bípedes eram homeotermicos seria sustentada.
É muito interessante e é uma leitura bem rapidinha.
E e mais legal o download do pdf é gratuito, é só visitar o site PlusOne e procurar pelo título ou autor!
abraços a todos ;)





Um comentário:

  1. Ato falho .pdf .fdp! kkk
    O texto tá horrível, eu tava com sono e meio puteada da cara!
    kkk

    ResponderExcluir