quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Guaruba guaruba (Gmelin, 1788)

Eu tô para ver outro bichinho mais brasileiro que esse Psitacídeo.
Como diria jack, o estripador, vamos por partes.
A família dos Psittacidae, possui cerca de 330 espécies (mais ou menos, não sei precisamente quanto é) distribuídas em 78 gêneros, fazem parte dessa família as araras, os papagaios, priquitos, jandaias, etc. Sendo as características principais  o bico curvadinho, os pés articuláveis e o pescoço robusto, adaptações para o tipo de alimentaçao que essas aves consomem, basicamente sementes. São aves extremamente inteligentes, amáveis, muito colorida e por esse motivo, vítimas fácies dos traficantes de animais.
E a espécie Guaruba guaruba, conhecida popularmente como ararajuba é uma ave pertencente a família descrita acima (descrição "super" superficial), endêmica da floresta amazônica brasileira, ocorre nos estados do Pará, Maranhão, Minas Gerais e Rondônia. Essa ave é muito parecida com um papagaio, mesmo porte, possui uma cauda longa com pena em tamanhos desiguais.
Eu havia dito que ela era o bichinho mais brasileiro que já vi, porque possui a plumagem composta pelas colorações amarelo-ouro e verde-bandeira nas pontas das asas, os filhotes são mais amarelinhos e as pontas das asas são de um verde tímido.
As ararajubas vivem em bando e como os periquitos-cara-suja fazem seus ninhos em árvores altas e ocas, colocam de dois a três ovos que são incubados por 30 dias aproximadamente, ah tudo bem aves incubam seus filhotes por períodos semlhantes, mas o que é interessante nesse grupo é que não são apenas os pais que fazem esse serviço, não minha gente, os outros integrantes do bando podem também chocar os ovinhos e mesmo depois da eclosão, ainda auxiliam no cuidado dos filhotes até que se tornem adultos. Não é bonito? Não, é lindo!
Por possuir as cores da bandeira e por ser endêmica do Brasil, a ararajuba foi considerada símbolo nacional. Mas, como não é novidade aqui nesse blog ela também é uma espécie ameaçada de exinção, a categoria na qual ela está é vulnerável. Isso porque ela é a ave símbolo, se não já estaria extinta, redução e destruição do habitat são as principais ameaças.


Ficha técnica:
Habitat: floresta tropical úmida
hábito: diurno
longevidade: (se o habitat for preservado) pode viver até 30 anos na natureza
tamanho: é uma pequenininha chega no máximo a 36 cm.
peso: entre 220g a 340g
alimentação: frutos e sementes
comportamento: muito sociável

Aqui vão as dicas de uns sites legais de se visitar:
Centro de Estudos Ornitológicos para se ter mais informações de cursos, projetos, enfim para quem é chegado em aves vale a pena clicar e ficar um tempinho visitando o site.
S.O.S ARARAJUBA é da prefeitura de Belém, Bosque Rodrigo Alves, não tem muita informação mas eu achei didático até.
Tem o site da PETROBRÁS que tem que ter objetivo para visitar, porque tem tanta informação que é muito fácil (para mim) perder o foco, mas é bem bacana. Mas para quem é sem paciência eu vou deixar colado o link do Relatório Anual lá tem informações sobre o Projeto de Preseravação da Ararajuba e outros tão interessantes quanto.
link para opaper sobre o comportamento reprodutivo da ararajuba de Luis Fábio Silveira e Fernando José Belmonte.


Bom minha gente por hoje é só que eu tô caindo de sono
beijos e até ano que vêm se DEUS quise!!!


quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Então é Natal

Feliz Natal a todos que visitam esse blog =)
Um ano Novo melhor ainda, com muita responsabilidade social e ambiental!

Como eu não vou postar nada relacionado diretamente a biologia, eu compartilho com vcs esse clipe do Lulu Santos... que cabe bem nesse momento!
bjussssssssssssss
abraços a todos e até ano que vêm meus amores ;)




domingo, 20 de dezembro de 2009

Charles Robert Darwin

Estávamos no Herbarium da PUC-Pr Helen, Rodrigo e eu, falando sobre música alguns dias atrás, de repente sabe se lá bem o motivo o Rodrigo nos contou que certa vez lá no Museu de História Natural do Capão da Imbuia, aqui em Curitiba mesmo, os pesquisadores estavam falando sobre o Darwin, daí era Darwin para cá, Darwin para lá e ele fez muitas coisas, quando não mais que de repente uma estagiária da BIOLOGIA, solta a pérola das pérolas: -Eu já ouvi falar desse Darwin, quem que era ele mesmo? Daí os meninos ficaram todos horrorizados e disseram:- Darwin foi um estagiário aqui do Museu, um carinha que já foi embora. Segundo o Rodrigo, ninguém contou para ela quem era o carinha e ela também não perguintou mais.
Sinceramente? Eu acho que é lenda, deve ser mais uma daquelas mentiras que os homens contam, porque é impossível um estudante de biologia não saber quem foi Charles Darwin, aliás, impossível e inaceitável.
Mas, para aqueles que não são biólogos vale pena ler a biografia, conhecer a história que mudou a história da evolução das espécies. Charles Darwin além de pesquisador, era um cara muito simpático, eu recomendo!
Naturalista Inglês, nascido aos 12 de Fevereiro de 1809, ou seja, foi comemorado agora em 2009 o seu bicentenário. Estudou medicina primeiramente, mas não tinha muito gosto por cortes e anestesias, desde muito cedo começou a montar coleções, mais tarde tornou-se naturalista a exemplo do pai, Robert Darwin, físico e naturalista.
Influenciado pela leitura de "Ensaio sobre a população" de Malthus, Darwin começou a fazer as perguntas certas criando uma das mais belas teorias da história: a evolução das espécies pela seleção natural, segundo a qual os mais aptos possuem uma chance maior de deixar descendentes.
Mas é lógico que a genealidade foi apoiada em cima de muito estudo e principalmente das observações que ele pode fazer em campo, quando da viagem do Beagle que durou 4 anos e nove meses, nessa viagem ele teve a oportunidade de coletar fósseis, observar espécies novas e espécies já conhecidas mas dessa vez em seu habitat natural. Esse contato especial com a vida selvagem, que poucas pessoas tem a chance de vivenciar, fez dele um dos cientistas pioneiros no estudo da Ecologia e da Conservação.
Nas ilhas Galapágos ele pode explicar a distribuição das espécies através dos "centros de criação" teoria feita por outro Charles, mas este, com sobrenome Lyell, a avifauna observada por Darwin em Galapágos sustentava evidências para sua teoria da evolução. Teoria que mudou o mundo e encontra-se no livro "A Origem das Espécies" uma verdadeira obra de arte, de excelentísssima qualidade.
Gostou? bem esse não é nem um terço da história.


Parece meio mau-humorado.
bjos e boa semana à todos.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

COP-15

Último dia da negociação na Dinamarca, mudanças foram propostas, pessoas foram presas, a organização do evento deixou muito a desejar e as coisas não caminharam tão bem quanto se esperava.
O presidente Sarkozy revelou que estava dificil negociar um acordo com os líderes mundiais, mesma indignação mostrou o presidente Lula que cutucou as grandes nações dizendo que financiar projetos que possam diminuir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente não é um ato de dar esmola e sim um pagamento por dois séculos de desenvolvimento privelegiados pela industrialização dessas mesmas nações.
É possível que as negociações em torno de um acordo global se estendam até o ano que vêm. Apesar de Copenhagen ter mostrado que esse tal acordo já está virando uma espécie de lenda. Alguns países como a Rússia e Índia afirmaram que mesmo que não haja acordo efetivo sobre um plano global de contenção do aquecimento do clima, prometeram que irão estabelecer metas para redução dos gases do efeito estufa.
Todo esse ímpasse se dá em torno de metas estabelecidas inferiores as recomendadas, imaginem só se fosse para discutir a situação real do clima? Teve até renúncia de cargo!
Vai sobrar para gente pagar toda essa conta, pode ter certeza que sim.
O Brasil defende um plano de metas que até 2050 o combate ao desmatamento na Amazônia possa ser reduzido em 80%, isso mesmo que vc leu, REDUÇÃO DO DESMATAMENTO EM 80%!
Eu me pergunto como é que será feito isso, ainda mais com a proposição do novo Código Florestal. Tem um site interessante para ser acompanhar que é Câmara do Deputados lá você encontra as coisas mais absurdas possíveis, acredite não é um circo apesar de ter um monte de palhaçada. Mas tem coisa legal lá é só procurar com bastante paciência. Pelo menos se não for legal, vc tem a oportunidade de acompanhar o que estão fazendo com o nosso dinheiro, além de colocarem na meia, cueca, na mala e em outros lugares não citáveis nesse horário.
Por hoje fica aqui o meu pesar, por um não envolvimento dos países ricos. Bando de FDP! Não vcs leitores, eles!
Um abraço e até próximo post.






sábado, 12 de dezembro de 2009

Copenhagen (COP-15)

Isso mesmo a Conferência que reúne 192 países entre eles os principais líderes mundiais para discussão sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, começou na Dinamarca no dia 07 de Dezembro e vai até 6ª feira dia 18.
Questões como: estabelecimento de metas de redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente; discussão entre países em desenvolvimento como o Brasil e países desenvolvidos como os EUA para elaboração de planos que atenuem essas emissões e avaliação de estudos científicos e econômicos a cerca da mudança climática mundial, farão a temperatura subir. E por falar nisso, os estudos apresentados no segundo dia da Conferência indicaram que a década atual tem sido a mais quente dos últimos tempos.
A situação é tão tensa que levanta novamente a questão sobre os refugiados climáticos, onde consta do texto que a grande maioria das pessoas afetadas pelas mudanças climáticas não terão recursos para fugir das zonas de aquecimento e por isso perecerão. Pelo menos é a previsão para os próximos 40 anos caso nada seja feito na tentativa de conter o avanço do aquecimento global.
A China e os Estados Unidos foram negativos em relação aos pontos essenciais do texto, isso porque o texto de forma bem clara responsabiliza juridicamente os países que não atingirem as metas estabelecidas na cúpula. Justamente os países mais populosos (e mais "emitidores" de tudo o que não presta no mundo) querem uma votação que seja voluntária e não obrigatória do cumprimento das metas, irônico não?. (PQ SERÁ?)
Para entender porque eles são contra é muito simples,  diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa implica em mudanças no modelo econômico e social vigente, o uso de combustíveis fósseis deveria ser trocados por biocombustíveis, fontes de energia oriundas de matrizes hidrelétricas e termoelétricas seriam substituidas por fontes energéticas mais limpas e renovavéis como a energia solar e eólica, colocar um ponto final ao desmatamento florestal seria cruciail para um clima mais favorável e, sem contar que o consumo deveria ser drasticamente afetado por uma mudança consciente nos hábitos e costumes no estilo de vida que temos tido até o momento, logo, grandes economias se recusam a tais mudanças.
Já houve um post dedicado inteiramente ao aquecimento global neste blog, mas não custa relembrar que todo o planeta será afetado por essas alterações climáticas.

  • Haverá um aumento dos níveis oceânicos por causa do derretimento das geleiras e, portanto, comunidades costeiras e ilhas serão destruídas a menos que pessoas, animais e plantas aprendam a respirar embaixo d'água;


  • Florestas tropicais como a nossa, Amazônia, serão transformadas em Savanas pela diminuição do regime pluviométrico, o solo que só é rico por causa da alta decomposição, ficará escasso e as raízes das plantas terão de retirar água de lençóis cada vez mais profundos e muito em breve se extinguirão, plantas invasoras substituirão as nativas e toda a estrutura florestal será modificada alterando ainda mais o clima e colocando em extinção milhares de animais silvestres, desde pequenos moluscos até grandes mamíferos como a onça-pintada.


  • Com o aumento das temperaturas haverá mudança nos ciclos biogeoquímicos que afetará diretamente a produção de alimentos. Ora, atualmente mais de 1 bilhão de pessoas passam fome, isso porque há má distribuição de alimentos e quando começar a não ter essa produção, como os governos alimentarão tantas bocas?


  • Também tem as doenças tropicais como malária e dengue que se espalharão pelo planeta!

Sim! nós podemos mais. Precisamos fazer a nossa parte e cobrar nossos governantes por atitudes mais sérias e mais comprometidas com o planeta. Porque a hora é agora!
acesse o site da conferência e saiba mais : COP 15