sábado, 12 de dezembro de 2009

Copenhagen (COP-15)

Isso mesmo a Conferência que reúne 192 países entre eles os principais líderes mundiais para discussão sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, começou na Dinamarca no dia 07 de Dezembro e vai até 6ª feira dia 18.
Questões como: estabelecimento de metas de redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente; discussão entre países em desenvolvimento como o Brasil e países desenvolvidos como os EUA para elaboração de planos que atenuem essas emissões e avaliação de estudos científicos e econômicos a cerca da mudança climática mundial, farão a temperatura subir. E por falar nisso, os estudos apresentados no segundo dia da Conferência indicaram que a década atual tem sido a mais quente dos últimos tempos.
A situação é tão tensa que levanta novamente a questão sobre os refugiados climáticos, onde consta do texto que a grande maioria das pessoas afetadas pelas mudanças climáticas não terão recursos para fugir das zonas de aquecimento e por isso perecerão. Pelo menos é a previsão para os próximos 40 anos caso nada seja feito na tentativa de conter o avanço do aquecimento global.
A China e os Estados Unidos foram negativos em relação aos pontos essenciais do texto, isso porque o texto de forma bem clara responsabiliza juridicamente os países que não atingirem as metas estabelecidas na cúpula. Justamente os países mais populosos (e mais "emitidores" de tudo o que não presta no mundo) querem uma votação que seja voluntária e não obrigatória do cumprimento das metas, irônico não?. (PQ SERÁ?)
Para entender porque eles são contra é muito simples,  diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa implica em mudanças no modelo econômico e social vigente, o uso de combustíveis fósseis deveria ser trocados por biocombustíveis, fontes de energia oriundas de matrizes hidrelétricas e termoelétricas seriam substituidas por fontes energéticas mais limpas e renovavéis como a energia solar e eólica, colocar um ponto final ao desmatamento florestal seria cruciail para um clima mais favorável e, sem contar que o consumo deveria ser drasticamente afetado por uma mudança consciente nos hábitos e costumes no estilo de vida que temos tido até o momento, logo, grandes economias se recusam a tais mudanças.
Já houve um post dedicado inteiramente ao aquecimento global neste blog, mas não custa relembrar que todo o planeta será afetado por essas alterações climáticas.

  • Haverá um aumento dos níveis oceânicos por causa do derretimento das geleiras e, portanto, comunidades costeiras e ilhas serão destruídas a menos que pessoas, animais e plantas aprendam a respirar embaixo d'água;


  • Florestas tropicais como a nossa, Amazônia, serão transformadas em Savanas pela diminuição do regime pluviométrico, o solo que só é rico por causa da alta decomposição, ficará escasso e as raízes das plantas terão de retirar água de lençóis cada vez mais profundos e muito em breve se extinguirão, plantas invasoras substituirão as nativas e toda a estrutura florestal será modificada alterando ainda mais o clima e colocando em extinção milhares de animais silvestres, desde pequenos moluscos até grandes mamíferos como a onça-pintada.


  • Com o aumento das temperaturas haverá mudança nos ciclos biogeoquímicos que afetará diretamente a produção de alimentos. Ora, atualmente mais de 1 bilhão de pessoas passam fome, isso porque há má distribuição de alimentos e quando começar a não ter essa produção, como os governos alimentarão tantas bocas?


  • Também tem as doenças tropicais como malária e dengue que se espalharão pelo planeta!

Sim! nós podemos mais. Precisamos fazer a nossa parte e cobrar nossos governantes por atitudes mais sérias e mais comprometidas com o planeta. Porque a hora é agora!
acesse o site da conferência e saiba mais : COP 15





Nenhum comentário:

Postar um comentário