quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Guaruba guaruba (Gmelin, 1788)

Eu tô para ver outro bichinho mais brasileiro que esse Psitacídeo.
Como diria jack, o estripador, vamos por partes.
A família dos Psittacidae, possui cerca de 330 espécies (mais ou menos, não sei precisamente quanto é) distribuídas em 78 gêneros, fazem parte dessa família as araras, os papagaios, priquitos, jandaias, etc. Sendo as características principais  o bico curvadinho, os pés articuláveis e o pescoço robusto, adaptações para o tipo de alimentaçao que essas aves consomem, basicamente sementes. São aves extremamente inteligentes, amáveis, muito colorida e por esse motivo, vítimas fácies dos traficantes de animais.
E a espécie Guaruba guaruba, conhecida popularmente como ararajuba é uma ave pertencente a família descrita acima (descrição "super" superficial), endêmica da floresta amazônica brasileira, ocorre nos estados do Pará, Maranhão, Minas Gerais e Rondônia. Essa ave é muito parecida com um papagaio, mesmo porte, possui uma cauda longa com pena em tamanhos desiguais.
Eu havia dito que ela era o bichinho mais brasileiro que já vi, porque possui a plumagem composta pelas colorações amarelo-ouro e verde-bandeira nas pontas das asas, os filhotes são mais amarelinhos e as pontas das asas são de um verde tímido.
As ararajubas vivem em bando e como os periquitos-cara-suja fazem seus ninhos em árvores altas e ocas, colocam de dois a três ovos que são incubados por 30 dias aproximadamente, ah tudo bem aves incubam seus filhotes por períodos semlhantes, mas o que é interessante nesse grupo é que não são apenas os pais que fazem esse serviço, não minha gente, os outros integrantes do bando podem também chocar os ovinhos e mesmo depois da eclosão, ainda auxiliam no cuidado dos filhotes até que se tornem adultos. Não é bonito? Não, é lindo!
Por possuir as cores da bandeira e por ser endêmica do Brasil, a ararajuba foi considerada símbolo nacional. Mas, como não é novidade aqui nesse blog ela também é uma espécie ameaçada de exinção, a categoria na qual ela está é vulnerável. Isso porque ela é a ave símbolo, se não já estaria extinta, redução e destruição do habitat são as principais ameaças.


Ficha técnica:
Habitat: floresta tropical úmida
hábito: diurno
longevidade: (se o habitat for preservado) pode viver até 30 anos na natureza
tamanho: é uma pequenininha chega no máximo a 36 cm.
peso: entre 220g a 340g
alimentação: frutos e sementes
comportamento: muito sociável

Aqui vão as dicas de uns sites legais de se visitar:
Centro de Estudos Ornitológicos para se ter mais informações de cursos, projetos, enfim para quem é chegado em aves vale a pena clicar e ficar um tempinho visitando o site.
S.O.S ARARAJUBA é da prefeitura de Belém, Bosque Rodrigo Alves, não tem muita informação mas eu achei didático até.
Tem o site da PETROBRÁS que tem que ter objetivo para visitar, porque tem tanta informação que é muito fácil (para mim) perder o foco, mas é bem bacana. Mas para quem é sem paciência eu vou deixar colado o link do Relatório Anual lá tem informações sobre o Projeto de Preseravação da Ararajuba e outros tão interessantes quanto.
link para opaper sobre o comportamento reprodutivo da ararajuba de Luis Fábio Silveira e Fernando José Belmonte.


Bom minha gente por hoje é só que eu tô caindo de sono
beijos e até ano que vêm se DEUS quise!!!


Um comentário: