domingo, 24 de janeiro de 2010

Dica de leitura: Teresa Urban.

Boa tarde caros leitores,
Em virtudes de estudos forçados sobre patologia, não tenho tido tempo para postar aqui no blog.
Ao final da próxima semana as coisas irão voltar ao normal. Por enquanto, deixo aqui a dica de leitura para essa semana: Saudade do Matão: relembrando a história da conservação da natureza no Brasil.
O ponto forte do livro é a discussão sobre o meio ambiente a falta da informação. No livro, Teresa Urban, relembra personagens importantes da história do ambientalismo nacional, entre eles; José Antônio Lutzenberger um notável ambientalista, de formação acadêmica optou pela agronomia mas, graças a sua visão ecólogica, deixou a sua profissão como agronômo de lado e trabalhou como autônomo e posteriormente empresário. Ajudou a fundar o movimento ambientalista militante a AGAPAN, Associação Gaúcha de Proteção Ambiental. E a partir de então, tornou-se conhecido no país todo. (ahhh isso na década de 70).
O livro é um prato cheio para se conhecer o contexto ambiental e o início da preservação no Brasil.
enjoy it!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Reserva Biológica da Biodiversidade COP9 MOP4

O governador do Estado do Paraná, Roberto Requião, assinou no dia 08 de janeiro de 2010 um decreto que cria no estado a Reserva Biológica da Biodiversidade COP9 MOP4.
A Reserva Biológica está localizada nos Campos Gerais, possui 133 hectares de extensão e, está inserida dentro de uma área de 300 hectares que compõe o maior corredor de biodiversidade do Sul do Brasil, interligando áreas importantes de preservação no Paraná.
O projeto tem como objetivo a proteção da Mata Ciliar, programa que vêm sendo desenvolvido pelo Estado desde 2004 que ajuda na manutenção da biodiversidade,e  também de captura de carbono cuja a finalidade é o plantio de mudas de espécies nativas ou isolar áreas parcialmente degradadas, para que a vegetação tenha condições adequadas para que recompôr naturalmente.
A área onde foi criada a Reserva era utilizada anteriormente para o plantio de pinus.
E por falar em pinus, vale a pena ressaltar que a espécie foi introduzida no Brasil há aproximadamente 100 anos atrás, inicialmente para fins ornamentais depois para exploração pela indústria madeireira. Por se tratar de uma espécie exótica em pouco tempo de cultivo tornou-se uma verdadeira praga e ameaça fortemente os sistemas naturais, pois possui um sistema de dispersão rápido e adapta-se facilmente a diferentes ambientes (espécie generalista). As espécies de Pinus mais utlizadas para fins comerciais no país são P. elliottii, P. caribaea, P. kesiya, P. oocarpa, P. patula, P. pinaster, P. radiata e P. taeda.
Bom como bióloga não posso aceitar a justificativa para o uso de espécies exóticas principalmente porque essa justificativa está apoiada no fato de espécies exóticas terem crescimento mais rápido e que espécies nativas são difíceis de cultivar e sua biologia ainda é pouco estudada.
Ora isso é desculpa, não uma justificativa.
Outro dia em uma visita a EMBRAPA FLORESTAS perguntei a pesquisadora responsável por crescimento vegetativo e propagação de sementes qual o motivo de se estudar in vitro uma espécie exótica. A resposta foi a mesma de sempre, " Não podemos parar a economia e a indústria de papel e para isso precisamos de reflorestamento, por isso estudamos o pinus aqui na EMBRAPA", eu argumentei que eu entendia o processo econômico da indústria madereira o que eu não entendia era porque não se investia em cultivo de espécies nativas, uma vez que, as espécies como imbuia, cerejeira, mogno são de qualidades infinitamente superior.  A pesquisadora replicou " o estudo de espécies nativas no Brasil ainda está engatinhando enquanto o estudo de espécies como o pinus está infinitamente avançado".
Engraçado porque mesmo sabendo dos riscos do sistema de propagação de sementes e trabalhando em um laboratório de melhoramento genético não havia nem um controle genético que evitasse a propagação da espécie em ambientes naturais. O custo para contenção e retirada de uma espécie exótica invasora É INFINITAMENTE ALTO.
Mas ainda sim é louvável a atitude do governo de transformar uma área que era para plantação de pinus numa Reserva Biológica. Apesar da criação de corredor biológico ser questionável quanto a sua efetividade é melhor que nada. A gente tapa um buraco ali e descobre outro buraco aqui e assim a gente vai levando.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ernesto Guevara de la Serna

je fica aqui minha dica de leitura "Che Guevara: a vida em vermelho", a biografia de uma das maiores personalidades do século XX.
O livro faz uma minuciosa trajetória de "Che" desde a infância na Argentina até a seu sacrifício nas mãos do exército boliviano.
Para quem só conhece a história do ídolo popular vale a pena ler, para quem conhece a biografia do Che vale a pena se emocionar mais uma vez!
Escrito pelo mexicano Jorge Castañeda, estudioso da esquerda latino-americana, fez um apanhado belíssimo e emocionante da vida do Che.







Só para não perder o costume fica aqui um videozinho para gente refletir um pouco

abraços e boa leitura ;)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2010 Ano Internacional da Biodiversidade

2010 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional da Biodiversidade. A abertura oficial será feita no dia 10 de Janeiro, em Berlim, na Alemanha.  A partir da abertura serão iniciados movimentos em todo o mundo, durante o ano todo, que visam a divulgação de informação, a proteção da biodiversidade e incentivo às organizações, empresas, insitituições e também ações individuais que possam de alguma maneira promover a redução da perda da biodiversidade.
Essas ações giram em torno da idéia do problema global da perda da biodiversidade que possa ser reduzido com ações locais.
Foram firmadas 975 parcerias em todos os setores para apoiar a sensibilização das pessoas em todo o mundo e dessa forma conservar a biodiversidade. Os planos de metas foram traçados junto com as instituições governamentais e ONGs que trouxeram as questões principais que foram discutidas na Agenda Global.
A iniciativa é tão bacana que todas as parcelas da sociedade podem contribuir, é só cada um fazer a sua parte. Educação Ambiental promovida por escolas, zoológicos, universidades farão a diferença em como a população pode reduzir seu próprio impacto sobre o meio ambiente.
Os governos e as ONGs, por sua vez, ficarão responsáveis em aplicar a legislação sobre a natureza a nível mundial.

Vale a pena lembrar as principais ameaças a Biodiversidade segundo a Lista Vermelha da IUCN divulgada em 2009:


  • A perda de habitat e degradação do meio ambiente são as principais responsáveis pela perda de biodiversidade. Juntas afetam 86% de todas as aves ameaçadas, 86% dos mamíferos avaliados e 88% dos anfíbios ameaçados.


  • 99% das espécies ameaçadas estão em risco por conta da atividade humana.


  • Introduções de espécies exóticas (acidentalmente ou intencionalmente).

  • Superexploração de espécies.
  • Poluição e doenças (cinomose, parvovirose, gripe, etc).
  • E a mudança climática (insucesso da cop-15), entre as principais consequências da mundança climática as mais cruciais são: a alteração nos padrões de aves migratórias, degelo e branqueamento dos corais.




 Banner da IUCN.

Responda ao Quiz e teste seus conhecimentos sobre a biodiversidade!


sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano novo, velhos problemas!

A cada ano que inicia novas promessas são feitas, novos sonhos sonhados, saímos da cidade procurando um lugar mais próximo à natureza, pode ser uma praia, uma casa no campo, pode ser uma cidade no interior, ou ainda, o jardim da sua casa. Mas é fato, a natureza de uma forma ou de outra é sentida por todos nós, com mais intensidade para uns e menos para outros.
Como eu não fui viajar acabei vendo muita TV e lendo muito Jornal nesse final de 2009 e início de 2010. Desde os programas televisivos de retrospectiva aos jornais impressos, todos, de forma geral, comentaram algo a respeito das mudanças climáticas e em especial as chuvas que foram intensas e causaram muitos problemas às cidades do Brasil e do mundo. O que eles tinham em comum e me chamou a atenção e, depois ficou evidente numa reportagem sobre o clima de um jornal local foi o título: "Sudeste é castigado pela chuva". O apelo do jornal com certeza é valido para quem vive de notícia, eu li e muitas outras pessoas devem ter lido também.
Mas por quê a matéria não tem um título mais legítimo do tipo "Construções inadequadas à beira de encosta são destruídas com desmoranamento de terra" ou, "Acordo em Copenhagen não saí, El Niño mais intenso trará mais chuvas e com elas mais desastres ecológicos".
Um leitor mal informado quando lê essas notícas: " A natureza cobra o seu preço", "Chuva castiga cidade'', "Milhões de mortos em onda esmagadora", incoscientemente tem a idéia que a natureza é vingativa e isso não é, nem de longe, verdade. A realidade é bem diferente dessa apresentada nos jornais, o que existe de verdade, são cidades mal planejadas, desmatamento de florestas e seus entornos, rios e nascentes com suas vazões sendo reduzidas pelo crescimento urbano, inexistência de tratamento de água e rede de esgosto. Coisas básicas no gerenciamento de um município mas que nem sempre são feitas (infelizmente).
Mas nós também temos nossa parcelinha (não tão pequena) de culpa nisso tudo. Para começar 2010 é ano eleitoral, eu lembro em quem eu votei, acompanhei o que o meu candito prometeu, as coisas que cumpriu e as que deixou, lamentavelmente, de fazer. É importante que cada um faça a sua parte, antes de um impulso consumista pensar no meio ambiente e nas consequências das nossas ações farão a mudança que o planeta precisa. Por exemplo, veja só o que o Ministro de Minas de Energia tem a dizer a respeito do ministério do meio ambiente em entrevista ao Jornal O Globo, segundo ele é dificil crescer com os entraves do Meio Ambiente.
Eu fico com pé atrás com pessoas que são suspeitas de corrupção.
Enfim....
Fica a dica: Procure mais a respeito dos nossos governantes, mas tenha sempre em mãosum antiácido porque certamente te dará uma azia daquelas!
Abraços a todos e votos de um ano bom para todos nós!!!!