terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2010 Ano Internacional da Biodiversidade

2010 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional da Biodiversidade. A abertura oficial será feita no dia 10 de Janeiro, em Berlim, na Alemanha.  A partir da abertura serão iniciados movimentos em todo o mundo, durante o ano todo, que visam a divulgação de informação, a proteção da biodiversidade e incentivo às organizações, empresas, insitituições e também ações individuais que possam de alguma maneira promover a redução da perda da biodiversidade.
Essas ações giram em torno da idéia do problema global da perda da biodiversidade que possa ser reduzido com ações locais.
Foram firmadas 975 parcerias em todos os setores para apoiar a sensibilização das pessoas em todo o mundo e dessa forma conservar a biodiversidade. Os planos de metas foram traçados junto com as instituições governamentais e ONGs que trouxeram as questões principais que foram discutidas na Agenda Global.
A iniciativa é tão bacana que todas as parcelas da sociedade podem contribuir, é só cada um fazer a sua parte. Educação Ambiental promovida por escolas, zoológicos, universidades farão a diferença em como a população pode reduzir seu próprio impacto sobre o meio ambiente.
Os governos e as ONGs, por sua vez, ficarão responsáveis em aplicar a legislação sobre a natureza a nível mundial.

Vale a pena lembrar as principais ameaças a Biodiversidade segundo a Lista Vermelha da IUCN divulgada em 2009:


  • A perda de habitat e degradação do meio ambiente são as principais responsáveis pela perda de biodiversidade. Juntas afetam 86% de todas as aves ameaçadas, 86% dos mamíferos avaliados e 88% dos anfíbios ameaçados.


  • 99% das espécies ameaçadas estão em risco por conta da atividade humana.


  • Introduções de espécies exóticas (acidentalmente ou intencionalmente).

  • Superexploração de espécies.
  • Poluição e doenças (cinomose, parvovirose, gripe, etc).
  • E a mudança climática (insucesso da cop-15), entre as principais consequências da mundança climática as mais cruciais são: a alteração nos padrões de aves migratórias, degelo e branqueamento dos corais.




 Banner da IUCN.

Responda ao Quiz e teste seus conhecimentos sobre a biodiversidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário