sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano novo, velhos problemas!

A cada ano que inicia novas promessas são feitas, novos sonhos sonhados, saímos da cidade procurando um lugar mais próximo à natureza, pode ser uma praia, uma casa no campo, pode ser uma cidade no interior, ou ainda, o jardim da sua casa. Mas é fato, a natureza de uma forma ou de outra é sentida por todos nós, com mais intensidade para uns e menos para outros.
Como eu não fui viajar acabei vendo muita TV e lendo muito Jornal nesse final de 2009 e início de 2010. Desde os programas televisivos de retrospectiva aos jornais impressos, todos, de forma geral, comentaram algo a respeito das mudanças climáticas e em especial as chuvas que foram intensas e causaram muitos problemas às cidades do Brasil e do mundo. O que eles tinham em comum e me chamou a atenção e, depois ficou evidente numa reportagem sobre o clima de um jornal local foi o título: "Sudeste é castigado pela chuva". O apelo do jornal com certeza é valido para quem vive de notícia, eu li e muitas outras pessoas devem ter lido também.
Mas por quê a matéria não tem um título mais legítimo do tipo "Construções inadequadas à beira de encosta são destruídas com desmoranamento de terra" ou, "Acordo em Copenhagen não saí, El Niño mais intenso trará mais chuvas e com elas mais desastres ecológicos".
Um leitor mal informado quando lê essas notícas: " A natureza cobra o seu preço", "Chuva castiga cidade'', "Milhões de mortos em onda esmagadora", incoscientemente tem a idéia que a natureza é vingativa e isso não é, nem de longe, verdade. A realidade é bem diferente dessa apresentada nos jornais, o que existe de verdade, são cidades mal planejadas, desmatamento de florestas e seus entornos, rios e nascentes com suas vazões sendo reduzidas pelo crescimento urbano, inexistência de tratamento de água e rede de esgosto. Coisas básicas no gerenciamento de um município mas que nem sempre são feitas (infelizmente).
Mas nós também temos nossa parcelinha (não tão pequena) de culpa nisso tudo. Para começar 2010 é ano eleitoral, eu lembro em quem eu votei, acompanhei o que o meu candito prometeu, as coisas que cumpriu e as que deixou, lamentavelmente, de fazer. É importante que cada um faça a sua parte, antes de um impulso consumista pensar no meio ambiente e nas consequências das nossas ações farão a mudança que o planeta precisa. Por exemplo, veja só o que o Ministro de Minas de Energia tem a dizer a respeito do ministério do meio ambiente em entrevista ao Jornal O Globo, segundo ele é dificil crescer com os entraves do Meio Ambiente.
Eu fico com pé atrás com pessoas que são suspeitas de corrupção.
Enfim....
Fica a dica: Procure mais a respeito dos nossos governantes, mas tenha sempre em mãosum antiácido porque certamente te dará uma azia daquelas!
Abraços a todos e votos de um ano bom para todos nós!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário