terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ah! o Pantanal!

O Bioma Pantanal ou complexo Pantanal Matogrossense possui uma das mais exuberantes paisagens do mundo! É a maior área úmida do planeta, possuindo aproximadamente 230.000 Km² sendo que 170.000 km² ficam em território nacional e, segundo dados da Unesco é considerado Patrimônio da Humanidade e também a maior Reserva Natural existente.
O Pantanal é uma região de encrave, ou seja, um habitat ilha sem justaposição de ambientes um tipo de mosaico onde se encontram cinco regiões distintas e que tornam o Pantanal um lugar único, são elas: Floresta Amazônica, Cerrado,Caatinga, Mata Atlântica e Chaco.
Os terrenos quase sempre planos da região permitem um fluxo de entrada e saída de cheias que renovam e fertilizam a terra. No período de seca os restos de animais, de vegetação e a mistura com a areia fazem uma explosão de nutrientes essenciais para a fertilidade do solo.
A biodiversidade pantaneira é muito rica! Uma riqueza de mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e insetos que são essenciais para o equilíbrio do Bioma, o maior felino brasileiro a onça-pintada é encontrada naquela região, mas é possível encontrar antas, jaguatiricas, gatos-do-mato, o cachorro-vinagre, lobo-guará, tamanduás-bandeira e tamanduás-mirins, caxinguelês, quatis, cotias, pacas, lagartos, tatus, porcos-do-mato, queixadas e as ariranhas, marsupiais, morcegos, rato-do-cerrado e, claro, macacos, principalmente bugios, macacos-pregos e sagüis e mais uma infinidade de animais não citados aqui.
Porém, esse bioma está fortemente ameaçado (como toda a natureza nacional) pela pecuária, caça predatória, pesca esportiva e profissional, agricultura e falta de interesse político.


Assistam vale a pena!




Nenhum comentário:

Postar um comentário