sexta-feira, 16 de abril de 2010

Você sabe o que é um Hotspot de Biodiversidade?

Então, como eu havia publicado no começo desse ano, 2010 foi o ano eleito para se comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade. E, nesse sentido seria interessante abordar alguns conceitos em torno do assunto, como por exemplo: vcs fazem idéia do que é um "Hotspot" de biodiversidade? Para os que não sabem, introduzí-los-ei no assunto, para os que sabem, ajudem-me caso eu escreva alguma bobageira!
O conceito de "hotspot" propriamente dito foi criado por Norman Myers em 1988, que na ocasião identificou 10 áreas naturais ao redor do planeta com intensa diversidade de plantas e animais. Por definição entende-se que os hotspots são áreas com grande riqueza de diversidade biológica.  Segundo a Conservation International (CI) existem 34 áreas de grande riqueza biólogica conhecidas no mundo. Mas mais que apenas um local com espécies diferentes, hotspots são habitats naturais que perderam até 3/4 da sua cobertura vegetal original mas, que ainda compreendem algo em torno de 1.500 espécies endêmicas (ou mais) que podem variar entre as mais diferentes espécies vegetais ou animais.

O senhor da foto ao lado é o Ecólogo Norman Myers.
Existe um site interamente dedicado ao estudo de HOTSPOTs mundiais, Biodiversity Hotspots, lá você encontra uma série de informações a respeito dos territórios que abrigam essas áreas de diversidade, a navegação pelo site é bem tranquila  e ele é dividido em basicamente três palataformas de interesse. A primeira é a Hotspot Science que contextualiza e indica as principais características de um hotspot  fazendo um histórico sobre o conceito proposto por Norman Myers, a segunda Hotpost by Region diz respeito as regiões onde são encontrados esses ambientes, vc clica na guia e é direcionado para uma página com uma divisão de áreas de acordo com os 5 continentes e, a terceira é a Resources que pra aqueles que já conhecem o assunto talvez seja a mais interessante, nessa plataforma existe um banco de dados de espécies endêmicas encontradas nesses locais com a situação atual que vária de ameaçada a vulnerável, tem também nessa mesma plataforma um guia de referências bibliográficas separadas de acordo com a região selecionada, por exemplo se vc escolher "Floresta Atlântica" aparece um histórico de publicações relevantes em ordem alfabética sobre aquele determinado hotspot. Bem didático (pelo menos eu achei).
E por falar em Floresta Atlântica o Estado do Rio de Janeiro possuí uma área considerada de extrema importância para a população de avifauna brasileira. A pesquisadora Maria Alice dos Santos Alves e colaboradores, em seu artigo intitulado "Avian conservation priorities in a top-ranked biodiversity hotspot" aborda a questão da conservação de áreas para manutenção dos ecossistemas, mais especificamente a conservação da avifauna presente na região do Estado do Rio de Janeiro. No artigo ela relata a importância da conservação na área da Mata Atlântica localizada no Estado, que de acordo com o Comitê Brasileiros de Registros Ornitológicos, existem atualmente (2009) 730 registros de espécies de aves no Rio de Janeiro numa área de aproximadamente 43.700 km², ou seja 40% de um total de 1825 espécies encontradas em todo território nacional.
HOTSPOT COM CERTEZA!
Caso alguém tenha interesse pelo trabalho é só clicar no link de Periódicos Capes ao lado e entrar na revista Biological Conservation, digita o nome do artigo e pronto só baixar o pdf! Simples e indolor!
bjus a todos e até o próximo post!
xauxau =)



15 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!
    Esclareceu muito bem o que significa HotPocket... aliás, hotspot! heheheh

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    após ler o seu Blog, fui atrás do artigo do Dobzhanski, e acredito que a tradução mais correta para o título do artigo seja "Nada faz sentido na biologia, a não ser sob a luz da evolução"... ou "exceto sob a luz da evolução"... segue o link http://cas.bellarmine.edu/tietjen/DownLoads/Dobzhansky_1973.pdf

    Um abraço
    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  3. Novamente, outra alternativa seria a crase "exceto À luz da evolução"

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. goostei muitíssimo, (:
    me ajudou em um trabalho para
    a feira de ciencias da escola,
    cuja a qual irá abordar temas
    relacionados a biodiversidade,
    obrigado mesmo :D

    ResponderExcluir
  5. quais os animais do hotspots...

    bjs...
    lolo

    ResponderExcluir
  6. Desculpa, eu não entendi a sua pergunta =P

    ResponderExcluir
  7. parabéns floor, me ajudou pakas na pesquisa de geografia (: !
    beijoooos.

    ResponderExcluir
  8. obrigada, ajudou muito para um trabalho. (;
    Beeijos

    ResponderExcluir
  9. Eu que agradeço a visita, que bom que foi útil ;)

    ResponderExcluir
  10. gostei do seu site: a estrutura!!!!

    ResponderExcluir