quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Já pensou ter um nome literalmente científico?

Não é qualquer pessoa que tem o privilégio de ver seu nome imortalizado na nomenclatura científica. Aliás, existe uma distinção no código de nomenclatura zoológica e botânica, e uma é independente da outra. Eu não vou entrar em detalhes em relação ao código de botânica porque dele eu sei muito pouco. Mas antes de apresentar as "Silvias no meio ambiente" rapidamente eu vou escrever sobre O código de nomenclatura zoológica (aqui caberia a 5ª Sinfonia de Beethoven)!
Para que serveria um código de nomes afinal? Nem sempre o óbvio é tão óbvio. E a criação de um código universal facilitou muito a vida dos cientistas, pois garantiu que não houvesse mais a presença de nomes ambíguos ou confusos. E, como eu disse nem sempre o óbvio é óbvio desde os tempos de Aristóteles (lembram? filósofo grego que viveu de 384 a.C. – 322 a.C.) vinha se tentando contruir um código universal de nomenclatura digno, com nome e sobrenome. Mas foi só no século XVIII que foi possível organizar um sistema binomial eficaz e esse sistema foi proposto por Linnaeus.
Nem tudo são flores  e vários problemas foram surgindo ao longo dos anos, como nomes incorretos, nomes que não correspodiam a características específicas e/ou que não correspondiam à pátria verdadeira da espécie. E, isso fez com que o sistema binomial de Linnaeus sofresse modificações. Atualmente o órgão que o mantém e regulamenta é a Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica.
Enfim, vamos as Silvias:
De um modo geral, podemos dizer que toda Silvia é um bichinho bonito, delicado e muito inteligente.
Em 2005, pesquisadores lá da PUC-RS em colaboração com a Universidade Católica de Goiás (UCG) e a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS) identificaram uma nova espécie de cobra coral (VERDADEIRA) pertencente ao gênero Micrurus e, vejam que mimo batizaram a espécie de Micrurus silviae Di-Bernardo, em homenagem a esposa do pesquisador Silvia Di-Bernardo que também era herpetóloga (já falecida). Nesse caso o nome "Silvia" mudou para "silviae", que é uma recomendação que se faz para homenagens a mulheres. Gênero feminino termina em "ae" e masculino em "i".
Não encontrei nenhuma imagem dessa serpente então eu coloquei essa da Micrurus carallinus
Foto de Otávio Marques
Vou colocar uma listinha das silvias que eu encontrei:
Belgrandia silviae, molusco aquático pequenininho da família Hydrobiidae.
Mitra silviae, molusco da família Mitridae.

Glyptothorax silviae, é um peixe com barbilhão (que belezura) da família Sisoridae.


E as minhas favoritas que são as Silvias passeriformes, que mágico existe um gênero chamado de Sylvia  da família Sylviidae, que conta com 24 espécies uma mais linda que a outra, diminutas e charmosissimas!

Sylvia buryi; Sylvia lugens; Sylvia boehmi; Felosa-chapim-de-layard, Sylvia layardi; Felosa-chapim-dos-bosques, Sylvia subcaeruleum; Toutinegra-de-barrete-preto, Sylvia atricapilla; Felosa-das-figueiras, Sylvia borin; Papa-amoras-comum, Sylvia communis; Papa-amoras-cinzento, Sylvia curruca; Sylvia minula; Sylvia althaea; Toutinegra-do-sara, Sylvia nana; Toutinegra-gavião, Sylvia nisoria; Toutinegra-real, Sylvia hortensis; Toutinegra-do-mar-vermelho, Sylvia leucomelaena; Toutinegra-de-ruppell, Sylvia rueppelli; Toutinegra-de-cabeça-preta ou toutinegra-dos-valados, Sylvia melanocephala; Toutinegra-do-chipre - Sylvia melanothorax; Toutinegra-carrasqueira ou toutinegra-de-bigodes, Sylvia cantillans; Toutinegra-de-menetries, Sylvia mystacea; Toutinegra-tomilheira, Sylvia conspicillata; Toutinegra-do-atlas, Sylvia deserticola; Felosa-do-mato ou toutinegra-do-mato, Sylvia undata; Toutinegra-sarda, Sylvia sarda.




Sylvia nisoria Imagem do site hi is


Sylvia leucomelaena, imagens de Lior Kislev





Sylvia curruca (a minha favorita)



Bom essas são as minhas Silvias (quer dizer, as espécies que coincidentemente levam meu nome), mas possivelmente você tbém pode dar o seu nome a uma espécie é só prestar atenção nos animais a sua volta, você pode encontrar algum bicho ou planta que ainda não foi descrita, Serindipindade... lembram?

bjus e até =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário