sábado, 10 de julho de 2010

Ah, os feromônios!

Você já deve ter ouvido a célebre frase "O amor é cego" pois é, pode até ser verdade que amor não enxergue bem mas, de uma coisa eu tenho certeza o amor tem um olfato aguçado e o sucesso da conquista e do acasalamento pode ser feito através dos famosíssimos: FEROMÔNIOS!!!!!
Vamos começar pela definição que foi realizada pelo bioquímico e entomologista alemão Peter Karlson em 1959, que propôs a utilização de um produto químico para comunicação entre indivíduos da mesma espécie, dizia o seguinte " Ferômonios são substâncias secretadas para o exterior por um indivíduo, capazes de provocar excitação ou estímulo em outro indivíduo da mesma espécie, que apresenta uma reação específica fisiológica ou comportamental."
Essa definição não é completamente verdadeira, atualmente muitos cientistas tem desenvolvido estudos com feromônios que agem entre espécies diferentes.
Existem dois grupos de feromônios conhecidos: Sinalizadores, que provocam mudanças comportamentais de curta duração (repulsa/atração); e Feromônios de marcação, provocam mudanças comportamentais de longa duração.
Sabendo disso, fica fácil entender a linguagem que os insetos utilizam para reconhecimento e comunicação uns com os outros, fazendo aquelas trilhas que atravessam a nossa cozinha entrando pelos armários e buscando incessantemente nosso pote de açucar. Essa linguagem química é muito "requintada" e atua como citado acima na mudança de comportamento, eu lembro que uma vez na faculdade um professor comentou que alguns insetos como as abelhas são capazes de liberar feromônios que afetam o desenvolvimento de outras abelhinhas.
Saiu na Nature recentemente o seguinte artigo: "The male mouse pheromone ESP1 enhances female sexual receptive behaviour through a specific vomeronasal receptor" resumidamente o artigo cita um ferômonio de baixo peso molecular (7KDa) encontrado em camundongos que é liberado na lágrima e em outros fluidos do macho que estimula os neurônios sensoriais da fêmea. O estímulo, segundo os autores, tornam o comportamento sexual feminino mais receptivo ao sexo (propriamente dito). Estes resultados mostram que ESP1 é um feromônio fundamental do sexo masculino que regula o comportamento reprodutivo das fêmeas através de um receptor específico no sistema vomeronasal em camundongos.
O órgão vomeronasal como o nome diz vêm do osso facial vemor, que está localizado entre o nariz e a boca, também conhecido como órgão de Jacobson (homenagem ao pesquisador dinamarquês Ludwig Levin Jacobson), nessa estrutura localizam-se neurônios sensoriais que detectam substâncias químicas distintas que são, na maioria das vezes, moléculas em estado não volátil. Isso facilita a detecção de ferômonios e de outros compostos químicos.
Bom o estudo foi realizado em camundongos e embora eu goste muito de Barão Vermelho o Roberto Frejat errou ao dizer "homem não chora nem por dor nem por amor", então meninos não tenham vergonha em demonstrar seus sentimentos chorem a vontade, isso causa estímulo positivo nas meninas, pode até não ser pelo mesmo mecanismo encontrado no artigo mas, é bem legal ver que meninos tem coração no final das contas ;)
Quem quiser dar uma olhadinha no resumo em inglês é só clicar no link: http://www.nature.com/nature/journal/v466/n7302/full/nature09142.html
beijinhos e tchau tchau o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário