quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Projeto SciELO de Biodiversidade

Boa tarde caríssimos, tudo bem?
Como já mencionado anteriormente 2010 foi o ano escolhido pela UNESCO como Ano Internacional da Biodiversidade. Ao redor do planeta aconteceram e ainda estão acontecendo conferências, palestras, cursos, simpósios e etc, que visam a divulgação de material de apoio científico (ou não) à causa da Conservação e Proteção da Natureza. 
Existem algumas bibliotecas eletrônicas que organizam artigos relacionados a diferentes temas e de diferentes jornais. Na maioria das vezes o acesso a determinado artigo acaba sendo limitado apenas à visualização do resumo, porque 90% dos artigos científicos não são de acesso livre. Algumas plataformas disponibilizam artigos que podem ser baixados na forma .pdf inteiramente gratuitos, algumas delas: Acesso livre periódicos CapesPlosOneA Scientific Electronic Library Online Brazil(SciELO), sendo que essa última faz parte do projeto FAPESP/BIREME/CNPq que visa a ampliação de acesso a coleções de periódicos. Ontem (01 de dezembro) a SciELO lançou uma novidade que consiste numa rede de bibliotecas de diferentes instituições de ensino e pesquisa (nacionais) com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da cultura da Biodiversidade.
Sensacional, não acham? Se você ficou curioso clique no título dessa postagem que você será direcionado para a página da biodiversidade SciElo.
Acessem, baixem artigos, leiam, se informem e divulguem essa iniciativa que é tão maravilhosa!!!
Um beijo no coração e xauxau 



Um comentário:

  1. Pois é... o conhecimento deveria ser livre, o que estimularia a produção de tecnologia... e essa sim seria (e é!) cobrada!

    ResponderExcluir