terça-feira, 25 de agosto de 2009

Harpya Harpyja (Linnaeus, 1758)

A Harpia Hapyja ou Gavião Real é a maior ave de rapina do continente americano (Sick, 1997). Pertence a ordem Falconiformes e à família Accipitridae. A área de ocorrência dessa ave magnífica vai desde o México, América Central e América do Sul (exceto Uruguai e Chile).
Pode possuir até 2 metros de envergadura de asas e chegando até 90 cm de altura. A Harpia é uma espécie do topo da cadeia alimentar, as harpias são predadores altamente especializados e possuem adaptações próprias para à caça. Por ser um animal de grande porte, necessita de extensas áreas de vida, aproximadamente 100 km² por casal, apresenta baixa densidade populacional e baixa taxa reprodutiva, sendo que os filhotes ficam sob cuidado parental por até dois anos. Por possuir essas características a espécie sofre diretamente com as pressões exercidas sobre as áreas naturais principalmente pela perda de habitat e, apesar de seu estado de conservação estar listado como "quase ameaçado", na Mata Atlântica a situação é tão grave que ela aparece como " Provavelmente Extinta".
Mas ainda há esperança, no início do ano nasceu o primeiro filhote de harpia em cativeiro na região sul, no Refúgio Biológico Bela Vista em Itaipu, isso pode significar uma reintrodução da espécie no estado do Paraná.
Segundo Intituto Ambiental Paranaense (IAP) as espécies paranaenses ameaçadas de extinção estão presentes em unidades de conservação mas, isso não significa dizer que elas estejam de fato protegidas.
Completamente hipnotizante!
As gerações futuras merecem conhecer esse belíssimo animal.
Quer saber mais, acesse:
http://www.zoologico.sp.gov.br/aves/harpia.htm

Literatura associada:
SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. 911p

Um comentário:

  1. Muito bom, Silvia.
    Veja e disponibilize mais fotos da harpia no meu Facebook, se quiser.
    http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=178843915485024&id=1706252722#!/profile.php?id=1706252722
    Parabéns e abraço,
    Sergio Alves

    ResponderExcluir