domingo, 23 de agosto de 2009

Resgatando a história da ecologia

A etimologia da palavra ecologia significa estudo da casa, oikos=casa e logos=estudo, mas muito além de um simples estudo de habitat, a ecologia surge como alternativa complementar às necessidades humanas.
E necessário separar, selecionar, formar grupos de espécies que possam servir de auxílio para elaboração de sistemas complexos que sejam capazes de unir redes integradas de conhecimento biológico empírico e científico, facilitando a interação do homem com a natureza.
Desde o Neolítico, o homem primitivo possuía conhecimento ecológico adquirido pela procura de abrigo, alimentação etc, através do processo chamado "tentativa-e-erro", o erro possívelmente custava-lhe a vida.
No entanto o estudo da ecologia como conhecemos se deu a partir de elementos teóricos e repetitivos e da elaboração de hipóteses. Com o apogeu do pensamento filosófico grego, a ciência ligada à natureza ficou conhecida como Naturalismo. 
Com o avanço do pensamento moderno questões ligadas à natureza tornaram-se tão populares que, nas melhores tabernas européias entre os séculos XV e XVII era possível encontrar um naturalista bebendo de um conhecimento que agora era propriamente dito chamado de ciência.
E em 1866 com a publicação de Morfologia Geral do Organismos, Volume I o termo ecologia foi usado pela primeira vez, pelo alemão Ernest Haeckel, naturalista, conhecido como um dos pioneiros na arte da conservação ambiental, ele propôs nesse trabalho o estudo entre as relações de espécies animais com o meio biótico e abiótico, no entanto, ele não teve o reconhecimento devido e foi somente 29 anos depois na publicação de Geografia Vegetal Ecológica do botânico dinamarquês Johannes Warming que o termo ficou amplamente conhecido.
Com a publicação de Origem das Espécies de Charles Darwin, o desenvolvimento das ciências naturais começou a tomar proporções ainda maiores, mas essa é outra história.
Quer saber mais?
Acesse o material associado:
HAECKEL, E. 1866. Generelle Morphologie der Organismen, Vol I e II. Berlim.
WARMING, E. 1895. Plantzamfund, Gundträk af den Ökologiske plantegeogrefi. Copenhague.
Ernest Haeckel (1834-1919)

Nenhum comentário:

Postar um comentário