sábado, 5 de setembro de 2009

Caatinga

De origem indígena (Tupi-Guarani) o nome caatinga quer dizer "mata branca". Este bioma ocupa 7% do território brasileiro estendendo-se pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e norte de Minas Gerais. É exclusivamente brasileiro, ou seja, as espécies de fauna e flora presentes nesse bioma não serão encontradas em nunhuma outra parte do mundo, não de maneira natural.
É uma região de clima semi-árido, possui temperatura média de 27ºC durante o ano com amplitude máxima de 5ºC, o índice pluviométrico é muito reduzido em torno de 500 a 700 mm, muito baixo comparado às regiões sudeste e sul do país 1500-2000 mm por ano, compondo o cenário ventos fortes que contribuem para fisionomia desértica característica da Região Nordeste do país, possui o solo raso e pedrogoso e a vegetação permanece verde apenas no inverno.
A vegetação da Caatinga é muito diversificada, muitas plantas possuem adaptações às condições desse bioma, algumas plantas armazenam água, como cactos; outras possuem raízes rasteiras superficiais a fim de absorver o máximo de água, uma vez que, o solo não permite apronfudamento devido a suas características geomorfológicas. A formação característica é a arbustiva lenhosa e, herbáceas de pequeno porte e com modificações nos troncos que podem conter espinhos ou serem torcidos. Estudos na região indicaram que cerca de 600 espécies arbóreas foram registradas sendo 180 espécies endêmicas.
Quanto ao potencial faunístico na Caatinga os mamíferos são em sua maioria roedores e, animais de pequeno porte. Normalmente as espécies possuem hábitos migratórios ou, hábitos noturnos evitando o gasto de energia durante o dia que tende a ser muito alto. Felinos, herbívoros de porte médio já constam como desaparecidas ou outras em vias de extinção como é o caso da ararinha azul que sofre com a caça predatória e destruição do seu habitat natural.
Arara-Azul-de-Lear (Anadorhynchus leari, Bonaparte 1857)
Nome comum: Arara-azul-pequena
Distribuição: espécie endêmica do Brasil, sertão da Bahia, em municipios como Canudos, Euclides da Cunha e Jeremoabo.
Habitat: Caatinga
Hábito : diurno
Longevidade: não há registros
Tamanho: 71 cm
Peso: 940g
Alimentação: frutas e sementes, especialmente cocos de palmeiras
Causas de extinção: destruição do habitat, tráfico de aves silvestres
Categoria de ameaça: criticamente em perigo.
Acesse e saiba mais:
projeto arara zul
proaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário