quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Cerrado

O Bioma Cerrado é a versão brasileira da savana africana. Ocupa aproximadamente 24% do território nacional e é a segunda formação vegetal do país, sendo superada apenas pela floresta amazônica. Possuia incialmente cerca de dois milhões de quilômetros quadrados, estendendo-se pelos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e relictos em outros seis estados.
Considerado um Hotspot mundial de diversidade biológica , caracteriza-se por possuir diferentes paisagens as quais tiveram origens a partir de fatores determinantes como a formação geológica, fatores ecológicos e variações locais. As paisagens vão do cerradão- formação vegetal com árvores altas esclerofilas e xeromórifcas; seguindo ao longo dos rios encontra-se a mata ciliar ou mata de galeria- formando corredores fechados (daí o nome)- sobre o curso de água, pode ser inundável ou não inundável e finalmente, os campos do cerrado ou Mata seca com árvores baixas e esparsas, podendo ser dividida em três subtipos: Mata Seca Sempre-Verde, Mata Seca Semidecídua e Mata Seca Decídua. A decomposição das folhas que caem sobre o solo contribui para a ciclagem de nutrientes.
As nascentes dos dois principais rios da bacia Amazônica favorecem a manutenção da biodiversidade.
Infelizmente, apenas pouco mais de 19% do cerrado ainda possui a vegetação original. Um dos impactos ambientais mais significativos foi causado por garimpos, que contaminaram com mercúrio os leitos de rios da região e provocaram um grave assoreamento dos cursos de água. A expansão agropecuária atualmente oferece o maior risco para a sobrevivência desse importantíssimo bioma. O desmatamento provocado por essa atividade econômica e por outras como caça esportiva e predatória, contrabando de animais, produção de carvão vegetal, monoculturas é assutador chegando a três milhões de hectares por ano.
A diversidade da fauna presente no Cerrado é muito expressiva a composição é feita por répteis, anfíbios, insetos, peixes, aves e mamíferos sendo que a última possuí 194 espécies sendo 18 exclusivamente do cerrado, ou seja, endêmicas. Muitas espécies presentes no Cerrado estão presentes também na lista de animais ameaçados de extinção. Como por exemplo o cachorro vinagre que foi pouco estudado e já está presente na lista vermelha.
Quer saber mais?

Um comentário:

  1. OI... eu tava na net e lembrei do seu blog..
    Muito bom mesmo...
    sucesso pra vc!!!

    ResponderExcluir