domingo, 20 de dezembro de 2009

Charles Robert Darwin

Estávamos no Herbarium da PUC-Pr Helen, Rodrigo e eu, falando sobre música alguns dias atrás, de repente sabe se lá bem o motivo o Rodrigo nos contou que certa vez lá no Museu de História Natural do Capão da Imbuia, aqui em Curitiba mesmo, os pesquisadores estavam falando sobre o Darwin, daí era Darwin para cá, Darwin para lá e ele fez muitas coisas, quando não mais que de repente uma estagiária da BIOLOGIA, solta a pérola das pérolas: -Eu já ouvi falar desse Darwin, quem que era ele mesmo? Daí os meninos ficaram todos horrorizados e disseram:- Darwin foi um estagiário aqui do Museu, um carinha que já foi embora. Segundo o Rodrigo, ninguém contou para ela quem era o carinha e ela também não perguintou mais.
Sinceramente? Eu acho que é lenda, deve ser mais uma daquelas mentiras que os homens contam, porque é impossível um estudante de biologia não saber quem foi Charles Darwin, aliás, impossível e inaceitável.
Mas, para aqueles que não são biólogos vale pena ler a biografia, conhecer a história que mudou a história da evolução das espécies. Charles Darwin além de pesquisador, era um cara muito simpático, eu recomendo!
Naturalista Inglês, nascido aos 12 de Fevereiro de 1809, ou seja, foi comemorado agora em 2009 o seu bicentenário. Estudou medicina primeiramente, mas não tinha muito gosto por cortes e anestesias, desde muito cedo começou a montar coleções, mais tarde tornou-se naturalista a exemplo do pai, Robert Darwin, físico e naturalista.
Influenciado pela leitura de "Ensaio sobre a população" de Malthus, Darwin começou a fazer as perguntas certas criando uma das mais belas teorias da história: a evolução das espécies pela seleção natural, segundo a qual os mais aptos possuem uma chance maior de deixar descendentes.
Mas é lógico que a genealidade foi apoiada em cima de muito estudo e principalmente das observações que ele pode fazer em campo, quando da viagem do Beagle que durou 4 anos e nove meses, nessa viagem ele teve a oportunidade de coletar fósseis, observar espécies novas e espécies já conhecidas mas dessa vez em seu habitat natural. Esse contato especial com a vida selvagem, que poucas pessoas tem a chance de vivenciar, fez dele um dos cientistas pioneiros no estudo da Ecologia e da Conservação.
Nas ilhas Galapágos ele pode explicar a distribuição das espécies através dos "centros de criação" teoria feita por outro Charles, mas este, com sobrenome Lyell, a avifauna observada por Darwin em Galapágos sustentava evidências para sua teoria da evolução. Teoria que mudou o mundo e encontra-se no livro "A Origem das Espécies" uma verdadeira obra de arte, de excelentísssima qualidade.
Gostou? bem esse não é nem um terço da história.


Parece meio mau-humorado.
bjos e boa semana à todos.

Um comentário:

  1. Eu gosto dele. pessoas que são capazes de fazer fissuras no curso da história e romper com paradigmas devem ser reconhecidas não apenas por interessados na area, biólogos no caso do Darwin.

    ResponderExcluir