sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

COP-15

Último dia da negociação na Dinamarca, mudanças foram propostas, pessoas foram presas, a organização do evento deixou muito a desejar e as coisas não caminharam tão bem quanto se esperava.
O presidente Sarkozy revelou que estava dificil negociar um acordo com os líderes mundiais, mesma indignação mostrou o presidente Lula que cutucou as grandes nações dizendo que financiar projetos que possam diminuir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente não é um ato de dar esmola e sim um pagamento por dois séculos de desenvolvimento privelegiados pela industrialização dessas mesmas nações.
É possível que as negociações em torno de um acordo global se estendam até o ano que vêm. Apesar de Copenhagen ter mostrado que esse tal acordo já está virando uma espécie de lenda. Alguns países como a Rússia e Índia afirmaram que mesmo que não haja acordo efetivo sobre um plano global de contenção do aquecimento do clima, prometeram que irão estabelecer metas para redução dos gases do efeito estufa.
Todo esse ímpasse se dá em torno de metas estabelecidas inferiores as recomendadas, imaginem só se fosse para discutir a situação real do clima? Teve até renúncia de cargo!
Vai sobrar para gente pagar toda essa conta, pode ter certeza que sim.
O Brasil defende um plano de metas que até 2050 o combate ao desmatamento na Amazônia possa ser reduzido em 80%, isso mesmo que vc leu, REDUÇÃO DO DESMATAMENTO EM 80%!
Eu me pergunto como é que será feito isso, ainda mais com a proposição do novo Código Florestal. Tem um site interessante para ser acompanhar que é Câmara do Deputados lá você encontra as coisas mais absurdas possíveis, acredite não é um circo apesar de ter um monte de palhaçada. Mas tem coisa legal lá é só procurar com bastante paciência. Pelo menos se não for legal, vc tem a oportunidade de acompanhar o que estão fazendo com o nosso dinheiro, além de colocarem na meia, cueca, na mala e em outros lugares não citáveis nesse horário.
Por hoje fica aqui o meu pesar, por um não envolvimento dos países ricos. Bando de FDP! Não vcs leitores, eles!
Um abraço e até próximo post.






Um comentário:

  1. Realmente TRISTE saber que não deu em nada! E o pior de tudo é que antes de começar já sabíamos que era muito provável que o final seria assim! : /

    ResponderExcluir