sábado, 7 de novembro de 2009

CETAS

Um CETAS ou Centro de Triagem de Animais Silvestres tem por finalidade recepcionar, triar e tratar animais silvestres apreendidos ou resgatados (IBAMA). Os profissionais qualificados a trabalhar em um CETAS e que eventualmente compõe o quadro funcional desse estabelecimento são basicamente compostos por um médico-veterinário, um biólogo e tratadores, não necessariamente nessa ordem de importância. Normalmente os CETAS são financiados por agências do governo contando com o auxílio de pessoas jurídicas.
Mas na prática os CETAS desenvolvem um papel muito além desses acima citados, participando como instrumento auxiliar ao combate ao tráfico de animais silvestres. Estima-se que cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados do seu habitat por ano, seria triste se não fosse crime, mas sim, essa saída é criminosa, mas como todos sabem as leis no Brasil são flexíveis e a fiscalização é quase nula se comparamos número de fiscais vs. extensão territorial.
Desses 38 milhões de animais apreendidos apenas 40 mil são de fato reintroduzidos na natureza, muitas vezes em estado não apropriedado, os demais muitas vezes não possuem condições de sobrevivência, não se adaptam em cativeiro, ficam muito debilitados, deprimidos e, infelizmente acabam morrendo.
Durante a captura e transporte ilegal feitos pelo tráfico, os animais sofrem os mais variados tipos de tortura e mutilações, filhotes de aves são colocados dezenas ou até centenas em tubos de pvc sem o mínimo de higiene ou ventilação, a maioria morre antes de chegar ao local de destino.
Além de receber animais vindos do tráfico ou de famílias que domesticam animais silvestres, os CETAS ainda recebem animais que são levados pela população que chegaram de áreas em que seus habitats foram reduzidos ou modificados. Um exemplo disso que eu estou dizendo ocorre com as preguiças recebidas pelo Ibama, muitas chegam com machucados profundos na pele resultado de queimaduras feitas por cercas elétricas e/ou fraturas devido a atropelamentos. É lamentável que com tanta informação pouca coisa seja feita pela proteção da nossa fauna que está extremamente ameaçada.
O Ibama recentemente autorizou a implantação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres no campus de Toledo da Universidade PUC-PR, a instituição tbém administra outro CETAS em Tijucas do Sul. Mas isso é outra história.

Existe um canal direto com o Ibama onde vc pode denunciar irregularidades : Linha Verde do Ibama: 0800-61-8080

Um comentário:

  1. De onde foram retiradas essas informações? Estou fazendo um trabalho de conclusão de curso com o CETAS e estou tendo dificuldade para achar informações e referências. Obrigada
    Renata

    ResponderExcluir