domingo, 22 de novembro de 2009

Lobo Guará

O Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus,  Llliger, 1815) pertence à classe Mamalia ordem carnivora e a família canidae. Possuí distribuição no Pantanal, Campos Sulinos, Caatinga, Mata Atlântica e principalmente no Cerrado brasileiro, embora seja encontrado na Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai (uma das espécies mais belas e mais populares de canídeos) encontra-se na lista de espécies ameaçadas, pela ICUN a categoria de ameaça classificada é de vulnerável (VU) e pelo IBAMA é classificada como criticamente em perigo.
De hábito predominantemente noturno e/ou crepuscular, pode viver até 13 anos (se não topar com carro no meio da auto estrada), possuí uma pelagem avermelhada característica com manchas esbranquiçadas na porção interna da orelha, cauda e garganta, já o focinho, os membros e o dorso são bem pretinhos (lembra uma raposa, mas muito maior). Possuí tamanho de 95-115 cm (extensão de corpo) e 38-50 cm (cauda). Suas pernas longas variam de 80 a 100 cm de comprimento.
Seus hábitos são solitários, formam casais apenas durante a época de reprodução. Alimentam-se de pequenos mamíferos, aves répteis, insetos, moluscos e frutos. Apesar de terem hábitos onívoros percorrem grandes extensões em busca de alimento, chegando a deslocarem-se até 15 Km em linha reta. Necessitam de uma grande área para reprodução e sobrevivência.
A principal ameaça ao lobo guará provém da alteração, destruição e fragmentação de seu habitat natural, principalmente pela ocupação das cidades e pela conversão de terras para a agricultura e pecuária extensiva. Isso sem contar a depressão endogâmica que pode afetar e muito o processo evolutivo da espécie levando-a a extinção.



Ficha técnica:
Nome comum: Lobo vermelho
Nome em inglês: Maned Wolf
Distribuição mundial: Brasil, Paraguai, Peru, Bolívia, Uruguai
Distribuição no Brasil: do RS até o PA e Maranhão.
Causas de extinção: abate por tiro, redução e destruição de habitat.




Para quem quiser saber maiores informções a respeito, acesse o site http://www.procarnivoros.org.br/
Literatura consultada:
BRUNO, S. F. 100 Aanimais ameaçados de extinção no Brasil. E o que você pode fazer para evitar. São Paulo. Ediouro, 2008.
BUENO, A. A.; BELENTANI, S. C. S.; MOTA-JUNIOR, J.C. Feeding Ecology of the maned wolf, Chrysocyon brachyurus (ILLIGER, 1815). (MAMMALIA: CANIDAE), in the ecological station of Itirapina, São Paulo State, Brazil. Biota Neotropica. V2, n2, 1-9.

Beijos e boa semana criançada!

15 comentários:

  1. fiz um poema sobre esse animal lindo que é o lobo guará http://omeninoviajante.blogspot.com/2010/08/lobo-guara.html

    ResponderExcluir
  2. Não podemos deixar ele acabar assim!
    Assim como temos araras legalizadas pelo Ibama. Por que o Ibama não faz uma permissão de reprodução domesticada experimental de Lobos-guará?
    Eu tenho esperiencia em sobrevivencia na selva. O guará é naturalmente manso. Comeu uma lata de atum da minha mão!!!

    Se tivessemos lobo-guará domestico como cão de guarda, além de ser mais nascional salvaria a expecie definitivamente!! Gil Segre, empresario e professor

    ResponderExcluir
  3. Desculpe Gil, mas discordo completamente da sua opnião. A solução para conservação e preservação das espécies jamais, em hipótese, alguma se dará através da domesticação.
    O Guará não é manso naturalmente, pode ser que a proximidade com casas tenha tornado esse animal, em particular, dócil. Quando um animal silvestre chega perto do ser humano para se alimentar assim como vc descreveu (na mão) é uma armadilha para espécie. Porque torna ela muito mais vulnerável a exposição de agentes infecciosos, que a gente carrega naturalmente conosco, mas que são fatais para esses animais, o risco de morte por caçadores também aumenta.
    E, o fato de existir permissão para criação de araras em cativeiro não quer dizer que exista menos risco de extinção, animais em cativeiro tem condições próximas à zero de retornarem ao habitat e aquelas que nascem em cativeiro não possuem condições nenhuma de adaptação ao ambiente natural.

    ResponderExcluir
  4. oi eu amo lobos guara eu ja chegei perto de um lobo guara

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Realmente não é com domesticação que vamos salvá-los, trabalho com levantamento e monitoramento de fauna na região do norte pioneiro paranaense, mais precisamente em Jaguariaíva-Pr, já vi este animal em liberdade e digo que é uma experiencia unica, tbem já fotografamos com auxílio de armadilhas fotográficas ( Camera trap).

    o que se deve fazer é buscar de alguma forma almentar as áreas de proteção como parques estaduais como o que temos em minha cidade o Parque Estadual do Cerrado, para que estes animais tenham mais áreas de abrangência e possam se reproduzir tranquilamente.

    Meu nome é Harisson Luiz
    tenho 21 anos

    ResponderExcluir
  7. se alguem quiser entrar em contato comigo, para trocarmos experiencias ficarei mto feliz,afinal pessoas interessadas em bem estar animal e educação ambiental devem se unir. mas por favor identifique-se e mencione o blog pelo qual chegou até mim.
    deixo meu
    email
    haryshamaniac@hotmail.com

    Harisson Luiz

    ResponderExcluir
  8. Oi Harrison tudo bem? Acho que vale a pena acrescentar que além da criação de novos parques e de áreas de proteção é necessário fazer a manutenção dos já existentes. Também é importante a contratação de mão de obra especializada, fiscalização e investimento. Porque muitas APAs e Parques estão completamente abandonados a Deus dará Brasil a fora.
    Obrigada pela visita ;)

    ResponderExcluir
  9. Silvinha..
    pegando carona numa mensagem sua voce pode ver um Guará no Santuario do Caraça, em Minas Gerais, proximo de BH uns 120 km. Imagino que vc ja tenha ouvido falar. Todas as noites (quase) eles aparecem para comer as sobras do jantar da Pousada. É um momento magico, de mta expectativa qdo furtivamente eles se esgueiram. Ao menor ruido ou movimento brusco dos presentes, fogem... Se quiser mando imagens pra vc.
    Heitor
    lottiheitor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Com certeza Silvia, mão de obra especializada e pessoas idôneas pois já ouvi falar de casos em que pessoas responsáveis pela segurança e manutenção de parques recebiam propina para colaborar com a caça dentro destas áreas de preservação ecológica.

    Quanto ao comportamento dos lobos citado pelo heitor, isso acaba se tornando um problema pois realmente os lobos ao contato com o homem tendem a ficar mansos, é onde algumas pessoas se aproveitam para matá-los.
    Em um trabalho de campo que fiz em minha região fiquei uma semana em campo, e durante essa semana fui constantemente "vigiado" por um lobo, que mexia nas armadilhas, principalmente nas tomahawks.



    Harisson

    ResponderExcluir
  11. Enquanto continuarmos nos reproduzindo que nem baratas o habitat não só dos lobos mas de todos os animais vai desaparecer aos poucos até restarmos só nós "racionais"sem respeito algum pela obra da Mãe Natureza.

    ResponderExcluir
  12. Michael o problema do habitat não está somente na reprodução humana descontrolada, vai muito além disso, com a tecnologia que temos disponível hoje poderíamos utilizar o espaço para produção de alimentos de uma forma muito mais prática e com o menos impacto possível. Falta vontade por parte das empresas públicas, das empresas privadas, da indústria do agronegócio para desenvolver um programa de sustentabilidade de produção alimentícia a longo prazo sem precisar, para tanto, de novas áreas agrícolas.
    Criação de novas Unidades de Conservação é um "tapa buraco" necessário mas há de se criar uma consciência conservacionista coletiva para que o meio ambiente não pereça.

    ResponderExcluir
  13. eu sou apaixonado por lobos quando eu crescer posso ter um e perigoso e ilegal?
    se eu tever autorizaçao sera que posso ter um

    ResponderExcluir
  14. Um lobo guará mata uma anta??

    ResponderExcluir
  15. Dificilmente isso aconteceria, apesar de ser um animal onívoro o lobo guará tem uma dieta baseada em frutas e pequenos roedores. Talvez numa situação de ameaça ele atacasse mas matar para comer é bem pouco provável.

    ResponderExcluir