terça-feira, 24 de novembro de 2009

Kynyongia magomberae

Assim foi batizada uma nova espécie de camelão encontrada na Tanzânia. A notícia foi publicada ontem na página da Universidade de York. O pesquisador responsável pela equipe científica que estava em  campo, Andrew Marshall,  encontrou o animal por acaso, segundo ele uma cobra estava comendo o bichinho quando eles a avistaram e ela cuspiu fora o camaleãozinho que ainda estava vivo.
A espécie coletada foi comparada com outras duas encontradas na mesma região, em local próximo aquele onde foi encontrado o camaleão, e então descobriram que tratava-se de uma espécie nova e batizaram com o nome Kynyongia magomberae. em homenagem a floresta Mamgobera.
Recém descoberto o animalzinho já encontra-se em ameaça de extinção, isso porque os camaleões habitam áreas pequenas mas com características específicas e, a floresta de Mamgobera é um ambiente ameaçado e segundo o pesquisador talvez essa nova descoberta seja um estímulo a preservação do ambiente através de educação ambiental com a comunidade local e, de políticas de desenvolvimento sustentável, uma vez que a floresta é um recurso importante tanto para humanos quanto para as formas de vida selvagem.
Eu enviei um email ao autor (que é um gatinho) pedindo claro a sua publicação e, se ele puder enviar eu atualizo a notícia com um post mais específico, para quem tiver interesse em herpetologia pode acessar o site da revista: African Journal Herpetology, no portal da Capes não consta esse periódico =/
Beijos a todos tchau tchau o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário