sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Parabéns Charles Darwin!

Hoje é um dia muito especial, se estivesse vivo, Charles Robert Darwin estaria completando 201 anos!
Em algum post passado eu fiz uma breve introdução da vida do incrível Charles, podemos dizer que Darwin colocou o mundo de cabeça para baixo, quando elaborou a teoria da evolução.
Cinco anos andando pela Patagônia e pelas ilhas do oceano pacífico, transformaram uma simples viagem a bordo de um navio no marco mais importante para ciência moderna, a teoria sobre a origem das espécies foi muito além de uma teoria, ela conseguiu postular através de evidências fósseis que a diversidade biológica é o resultado de modificações ou adaptações produzidas por seleção natural, onde os organismos mais adaptados são capazes de gerar e deixar descendentes férteis.
Parece simples, mas imaginem que a 151 anos atrás não se sabia nada sobre hereditariedade ou genética, uma pessoa dizer que as caracteristicas pessoais (caracteres genéticos) são passadas de pais para filhos em medidas proporcionais é simplesmente brilhante!
Darwin nunca entendeu profundamente o processo de herdabilidade dos genes, embora o genial pesquisador Gregor Mendel fosse contemporâneo a ele, Darwin não teve acesso ao seu legado. Isso se deve ao fato de Mendel ser monge e não ter sido levado a sério na época em que publicou seus ensaios de hibridação de plantas (mais um gênio imcompreendido pelo seu tempo).
O livro: "A Origem das espécies" é sensacional, merece se lido e revisitado sempre que possível, até o instinto, segundo Darwin, sofre constantemente ação da seleção natural (o que é bem lógico) depois que vc lê fica muito simples a compreensão de como isso confere uma maior habilidade na luta pela sobrevivência.
Tem um filme sobre o Darwin que está disponível no youtube intitulado "creation" eu procurei em videolocadora e nesses sites de Download e não encontrei, assistir pelo youtube é xarope, mas é melhor que nada!
Visitantes desse blog: LEIAM A ORIGEM DAS ESPÉCIES, essa é uma leitura obrigatória para os apaixonados (como eu) por biologia. Quem não vai pular carnaval dê uma passadinha numa livraria e transforme dinheiro em conhecimento comprando o livro, para os que não podem comprar passem numa biblioteca e emprestem o livro, mas devolvam depois =). Para os que vão pular carnaval, boas festas e protejam-se do calor, usem camisinha e aproveitem o feriadão com saúde!
bjus e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário