terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sperm Hook Up to Outswim Rivals

Esse foi o título de um dos textos da prova de Inglês do mestrado em Patologia da Universidade Federal do Paraná. Eu achei tão divertido e intressante que resolvi fazer um resuminho aqui no blog, lá vai:
A pós-doutora Heidi Fischer fez um estudo muito curioso, ela marcou espermatozóides fluorescentemente de camundongos com hábitos de poligamia e hábitos monogâmicos para diferenciar um esperma do outro, depois fez um mix espermático e constatou que os espermatozóides oriundos de camundongos monogâmicos ligavam-se uns aos outros indiscriminadamente na tentativa de fecundar o óvulo. No entanto, os espermatozóides de animais poligâmicos ligavam-se com espermatozóides do mesmo macho e ainda, sendo a ligação feita entre irmãos eles ligavam-se com espermatozóides do mesmo sexo.
Incrível o sistema, ainda desconhecido, que existe de reconhecimento entre eles. Isso pode identificar uma caracteristica evolutiva na qual a tentativa de perpetuar a espécie é a força universal mais forte, pois espermatozóides que se ligam criam correntes e conseguem nadar mais rápido encontrando e fecundando o óvulo mais velozmente. Legal né?
Eu achei demais!
O texto original foi publicado na ScienceNow Daily News quem quiser segue o link Sperm Hook Up to Outswin Rivals.
Abraços e boa semana =)

Um comentário:

  1. Um comportamento bem interessante... Eu já tinha lido sobre isso no blog do Carlos Hotta - http://scienceblogs.com.br/brontossauros/2010/01/espermatozoides_um_por_todos_e.php - e é bom saber que há mais pessoas divulgando Ciência de maneira simples e descontraída! Abraços!

    ResponderExcluir