domingo, 27 de junho de 2010

"Biólogo abate aves em extinção"

Bom dia caríssimos, esse título foi destaque na primeira página do caderno vida e cidadania do Jornal Gazeta do Povo de hoje 27/06/2010. Apesar do título generalizar a idéia que qualquer biólogo esteja cometendo um absurdo desses a reportagem é bem interessante.
Resumo da ópera; um biólogo chamado Louri Klemann Junior, credenciado pelo Instituo ambiental do Paraná e pelo IBAMA, cometeu um "engano" e abateu duas aves da espécie guará (Eudocinus ruber) que está na lista de animais em extinção quando estava coletando outros animais.
Vale a pena conferir.
Para ter acesso a matéria completa é só clicar no título que automaticamente vc será redirecionado.
Bjus

4 comentários:

  1. Que "confusão" a desse pesquisador, hein? Ainda mais quando "“não existe exemplar dessa ave em museus do Paraná, logo, coletar uma delas incrementa o currículo de qualquer profissional (...)". Assim até parece que foi intencional.

    ResponderExcluir
  2. A coleta de espécimes é importante para pesquisa e para preservação. Mas nesse caso há que se investigar para não cometer injustiças e nem ser omisso se, de fato, o "abate" foi intencional.
    Obrigada pela visita e pelo comentário =)
    Volte sempre ;)

    ResponderExcluir
  3. Esse " Biologo " vai levar só uma multa de 50 Milhões ....abateu aves em extinção...

    ResponderExcluir
  4. Eu não o conheço pessoalmente, mas ouvi dizer que o Louri Klemann Jr., o ornitólogo que fez o abate dos dois guarás, é um biólogo muito competente, dedicado e muito ético. Não acredito (sinceramente)que ele seja um profissional 007 (com licença para matar), mas assim que aparecer a oportunidade de conhecê-lo eu vou pedir uma "mini-entrevista" aqui para o blog.
    Infelizmente pode acontecer das pessoas cometerem acidentes, por exemplo a Refinaria Duque de Caxias em 2000 colocou em risco a única área de preservação do Rio de Janeiro devido a um vazamento de petróleo e foi multada em R$ 94 mil reais e a petrobrás disse que foi um acidente.
    Eu não quero justificar o engano do cara, mas as coisas devem ser ditas com certo cuidado, pelo menos até que se investigue e comprove que ele é culpado, a princípio ele é inocente.

    ResponderExcluir