sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vazamento de óleo

Nos útlimos dias eu fiz uma busca (modesta) na literatura a respeito dos impactos causados por vazamentos de óleo em plataformas petrolíferas.
Infelizmente acidentes em refinarias parecem ser constantes. Desde os anos 70 há registros de acidentes ecólogicos de grandes proporções em diferentes locais ao redor do mundo envolvendo a extração de petróleo.
No Brasil, apenas na região sul/sudeste  foram registrados 232 acidentes em 27 anos (1974-2000), sendo que 75% desses vazamentos são considerados de pequeno porte.
No entanto, os outros 25% de que se tem notícia são verdadeiras catástrofes, como aquele ocorrido em 2000 aqui do ladinho no município de Araucária, que foi palco de um dos maiores desastres ambientais onde 4 milhões de litros de petróleo vazaram pelas águas do rio Iguaçu, a responsável por isso é a Refinaria Presidente Getulio Vargas, mais conhecida como REPAR, durante muito tempo a Repar foi acusada de negligência uma vez que o acidente poderia ter sido evitado. A tragédia foi tão grande que entrou para história dos maiores desastres ambientais do estado do Paraná pode-se dizer do Brasil, a mortandade abrangeu capivaras, tatus, antas, além de centenas de aves (martim-pescador, biguá e saracuras, narceja e jaçanãs) e peixes, os animais tem uma chance mínima de sobrevivência, pois o óleo impede a respiração e eles acabam morrendo por asfixia.
É petróleo cru para chuchu que vaza pro meio ambiente sem controle quando acontecem esses "acidentes". No Rio de Janeiro, no início do mesmo ano do acidente com a Repar,  o rompimento de um ducto colocou em risco a única área de preservação na Baia de Guanabara e sabe qual o valor da multa? R$ 94 mil reais, que é o que a legislação prevê para o tipo de acidente ocorrido, porque aqui no Brasil crime contra o meio ambiente não é "tão criminoso" é só um acidente. A refinaria em questão é a Reduc, Refinaria Duque de Caxias. 
De fato acidentes com petróleo são desastrosos, sejam para espécies marítimas ou não. A extensão dos danos causados ao meio ambiente são difíceis de mensurar, mas toda a biota é afetada, de poríferos a mamíferos, com graus diferentes de prejuízo.
Embora muitas vezes o dano ao meio ambiente seja algo prevísivel as refinarias assumem todo o risco desde a coleta até o transporte, infelizmente quando acontece um acidente de pequenas ou grandes proporções a tendência é esconder e não divulgar informações necessárias para monitoramento da tragédia.
Por exemplo, no dia 15/04/2009 ocorreu um vazamento de óleo da Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde (BA), a Petrobrás demorou para fazer a divulgação do produto derramado e da extensão do vazamento, mas durante muitos dias os pescadores retiravam uma quantidade obscena de peixes mortos por causa do óleo.
Eu não pesquisei tanto assim, mas eu fiquei com medo do que eu vi. Todo ano tem um rompimento de um ducto nas refinarias. Se a gente somar a quantidade vazada de cada refinaria, a área de extensão e a gravidade para o meio ambiente, no mínimo senhores, deveriamos urgentemente discutir formas alternativas de energia e pressionar o governo para a obtenção de uma energia verde, limpa e sem ou com o mínimo de danos a natureza.
O que é um dano pequeno ou grande para uma planta ou um animal? Para uma vida que acaba o dano é de 100% e, logo ele, é gigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário