quarta-feira, 9 de junho de 2010

British Petroleum 7 semanas de descaso ambiental

Caríssimos,
Estive evitando falar sobre o assunto porque é algo tão assustador, tão cruel e terrível que me deixa mal, muito mal mesmo.  Mas depois de 7 semanas do acidente esse descaso todo é  revoltante e foi por isso que resolvi escrever.
Como vcs devem saber a tragédia toda começou com uma explosão na plataforma Deepwater Horizon, que é arrendada pela British Petroleum (BP), no dia 20 de abril. Uma tubulação de 1,5 km (abaixo da superfície) se rompeu deixando escapar milhares de litros de petróleo cru, minha gente, petróleo cru!
De lá para cá, eu tenho lido muitas notícias no jornal, mas principalmente na internet, sobre os danos causados por esse vazamento, basicamente todos são relacionados a prejuízos ecônomicos, como: danos à imagem do presidente Barack Obama ou prejuízos a indústria pesqueira e ao turismo. Pouco, ou quase nada, tem se discutido o dano causado à vida e aquele ambiente. Muitos menos se discute a utilização de energias alternativas ou novas regulamentações para acidentes petrolíferos.
Quando se fala em desastre ecológico é difícil estimar quanto vale uma vida, por exemplo, a avifauna ali representada por centenas de pelicanos mortos ou em estado de quase morte equivale a quantos dólares? E a vida marinha? Quatro espécies de tartarugas marinhas, golfinhos, baleias cachalotes, crustáceos e peixes estão morrendo diariamente e os que conseguirem ser resgatados dificilmente sobreviverão. E ainda tem o plâncton, muitas vezes esquecido das grandes matérias, que é a base da cadeia alimentar da vida marinha e, sensível, com contato com o petróleo simplesmente MORRE. Tem como colocar um valor em tudo isso? NÃO.
Fiquei perplexa ao ler na página G1 uma matéria na qual um executivo da empresa BP dizia: "Limparemos o petróleo, solucionaremos qualquer dano ambiental e deixaremos a costa do Golfo do México nas mesmas condições que estavam antes do evento. Este é um compromisso inquestionável, permaneceremos por lá muito tempo após o assunto ter deixado de ocupar a atenção da imprensa, honrando nossas promessas", meu DEUS, minimizar as consequências é uma vergonha, EVENTO? Porque não diz de uma vez que foi uma catástrofe!
As correntes oceânicas fazem com que a mancha de petróleo se alastre rapidamente isso torna tudo ainda pior, porque o petróleo pode chegar a lugares distantes do local do acidente fazendo com que o desastre avance para outras regiões e colocando em risco ainda outras centenas de vidas.
A verdade é que a vida selvagem não tem valor nenhum, porque o valor dela está acima de qualquer moeda ecônomica.
Eu vou tentar ainda baixar alguns artigos para aprofundar essa conversa. Porque o desequilíbrio ecológico é muito maior do que se imagina e para isso eu quero ter apoio científico para não correr o risco de escrever besteira, porque o assunto é muito sério mesmo.
Então quem quiser cooperar comigo me mandando material associado, pode enviar para meu email pessoal que não é o meu msn: silvynnha@hotmail.com. Ficarei imensamente feliz em receber esses arquivos!!!
abraços a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário