quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A crise do Krill

Caríssimos,vocês sabem o que é um Krill?
Muita gente não sabe, mas o Krill é um tipo de zooplâncton muito importante para o equilíbrio da cadeia alimentar marítima, porque ele está lá na base, no início, e se a base não está bem o resto também não estará. Para ajudar o raciocínio imaginem um amontoado de pecinhas LEGO® e com elas você vai construir uma torre alta, muito alta mesmo, se a base da sua torre não for larga o suficiente, conforme ela for atingindo níveis de altura a tendência será ela desequilibrar e a cada pecinha adicionada haverá uma forte chance dela se desmontar.
Bem na natureza não é muito diferente disso. Especialistas alertam que o rápido crescimento da pesca somado às alterações ambientais podem em breve colocar em perigo o Krill antártico (Euphausia superba),  e com isso colocar em risco diversas espécies de peixes e mamíferos daquele mar. Porque a alterção da população desses animais causa uma alteração na cadeia trófica daquela região. Mas aí alguém pode pensar, tá mais por quê esse bichinho é tão importante?
O Krill na verdade não é um animal e sim um conjunto de invertebrados crustáceos parecidos com o camarão.  São uma rica e poderosa fonte proteica e talvez por isso seja o prato preferido para as baleias. São animais bioluminescentes (que lindo, lindo mesmo). Esses pequenos invertebrados vivem em grupos atingindo densidades de 10 000 a 30 000 indivíduos por metro cúbico, formando bancos de biomassa. Durante a noite os bancos de Krill parecem enormes manchas luminosas (por causa da bioluminescência) na superfície do mar e acabam atraindo aves oceânicas.
Aqui tem uma imagem de Euphausia superba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário