domingo, 26 de setembro de 2010

Mata Atlântica [3]

Desculpem minha ausência nesses últimos dias, estive lendo e relendo e analisando dados, mas enfim.... estudar é preciso!
Vocês devem saber que a floresta Atlântica é a segunda maior floresta tropical perdendo apenas para Amazônia, inclusive eu já devo ter escrito isso em algum post aqui no blog, o que talvez vocês não saibam porque eu também não sabia é que a Mata Atlântica é um dos maiores blocos continuos de floresta tropical da América do Sul, em ocorrência e importância.
E para entender melhor sobre o assunto, a gente precisa relembrar um pouco da deriva dos continentes. Pura e deliciosa biogeografia. Vamos lá ;)
O período Jurássico foi marcado pelo aumento significativo dos níveis do mar, as terras baixas foram encobertas pela água dos oceanos e isso resultou na divisão da Pangéia em dois continentes, Laurásia e Gondwana (como mostra a animação ao lado). O clima quente tornou-se mais úmido porque agora a umidade que vinha com as correntes de ar atingia regiões que antes não era possível e isso favoreceu a expansão das florestas. Há muito tempo atrás, cerca de 150 milhões de anos, quando houve a transição do período Jurássico para o Cretáceo a deriva continental começou a separar a América do Sul da África e originou o oceano Atlântico.
Graças as condições geoclimáticas que existiam há aproximdadamente 60 milhões de anos foi possível o estabelicimento e depois a expansão da floresta tropical onde atualmente está a nossa querida mas não tão exuberante (por causa da devastação) Mata Atlântica.
Em tamanho e diversidade biológica a Floresta Amazônica é maior que a Mata Atlântica, no entanto a sua formação é bem mais recente, pasmem: menos de 5 milhões de anos e é bem possível que a Floresta Atlântica tenha servido como uma das principais fontes de flora para a Amazônia (relevo, soerguimento dos Andes etc..
As formações florestais da Floresta Atlântica são basicamente divididas de acordo com critérios específicos como relevo, altitude, clima e assim por diante. Mas apesar da diversidade da composição florística grande parte dos solos que a compõem são de baixa fertilidade relativa, por outro lado esses mesmos solos conseguem mantêr uma floresta rica em diversidade e biomassa. Então como isso seria possível? Caríssimos essa é mágica da natureza que se dá através da decomposição da matéria orgânica. Os nutrientes ficam aderidos ou adsorvidos ao húmus (como os ecólogos gostam de dizer) e são rapidamente absorvidos pelas raízes. Ciclagem de nutrientes, eu acho que aprendi outro nome durante a faculdade que agora não consigo recordar mas enfim, essa "reciclagem" é um dos aspectos mais brilhantes e importantes na manutenção desse bioma.
Embora a natureza tente manter o equilíbrio a ocupação do homem interfere nesse ciclo ecológico e acaba formando as chamadas ilhas de isolamento que são um dos principais fatores para perda de diverdidade biológica e depressão endogâmica. Mas isso é outra história.








 



Um comentário:

  1. Que bacana este blog,
    muito bom mesmo!!
    Que pena que parece que a dona do blog esta ausente, mas tomara que volte.
    Se quiser voltar e se parceira, gostei muito do seu post, divulgando ideias sobre sustentabilidade peço que entre em contato com asverdesmeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir