terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ô bicho lindo =)

O título original era para ser "nós (ainda) temos a suçuarana" mas eu achei muito dramático. Mas enfim, caríssimos leitores, tudo bem?
Vocês sabiam que a patologia foi minha segunda opção? Pois é, a primeira opção tinha sido mastozoologia, mas não consegui um orientador que trabalhasse aqui em Curitiba com conservação e grandes mamíferos. Aí aos poucos a ecologia foi se afastando, dando lugar a ambientes mais inóspitos como o estresse oxidativo e às doenças degenerativas. Às vezes isso me deixa bastante melancólica. 
Mas eu vim aqui para escrever sobre a suçuarana e não para reclamar.
O nome de batismo da nossa "onça-parda" é Puma concolor (Linnaeus, 1771). Tem ampla distribuição nas Américas da região oeste do Canadá até a Patagônia. No Brasil ocorre em todos os estados. O fato dela estar distribuída em todos os estados não a torna menos vulnerável a extinção. 
A suçuarana  é o segundo maior felino do Brasil, perde só para onça-pintada (Panthera onca, por sinal belíssima). Uma vez o professor Maurício Savi disse que o urro de uma onça-pintada é um alerta, porque ela realmente é um animal que impõe respeito mesmo, ele dizia que quando você ouve esse "brado retumbante" você tem duas alternativas: correr ou correr mais que a pessoa que esteja do seu lado. O problema da onça-parda é que você não tem muita alternativa no quesito correr, porque diferente da pintada a parda não avisa, porque ela não urra. Na verdade ela até atrai, porque o som que ela produz é semelhante aquele que a gente ouve do gato doméstico. Contudo, fica a dica, na floresta não tem gato doméstico.
A sua pelagem  pode variar do amarelo claro ao avermelhado, possui uma pequena cabeça quando comparada ao resto do corpo e tem um focinho rosado e os olhos bem claros.A "suçu" delimita grandes territórios para sua alimentação e reprodução, que são marcados através arranhões no solo, nas árvores, marcações com xixi e através de sinais sonoros. Apesar de ter um rosto muito dócil, tem um padrão social solitário, embora os machos costumam ter um harém de fêmeas (típico). É um felino de hábito preferencialmente noturno. Contudo durante o dia possui uma vida relativamente ativa. 
Exímio predador, alimenta-se de roedores, pequenos mamíferos, cervos, ovelhas e até veados. 
O período de gestação pode variar entre 82 e 96 dias. Os filhotes permanecem com a mãe por cerca de 1 ano e meio. 
Com certeza a principal ameaça à onça parda é a redução do habitat. A caça também representa um problema. Para que haja uma preservação da espécie é necessário que os ecossistemas também sejam preservados e aqui senhores existe um problema sério no nosso país. Cada dia a diminuição do habitat condena mais e mais espécies.





Ficha técnica:
Habitat: florestas, cerrado, pantanal e a caatinga;
Hábito: Noturno;
Longevidade: até 20 anos em cativeiro;
Tamanho: 1,70 a 2,20 m;
Peso: 40 a 70 kg (depende se for macho ou fêmea);
Categoria de Ameaça: Vulnerável
Causas de extinção: caça e redução de habitat.



Esse video eu peguei no youtube mas o site original com outros videos incríveis é esse aqui untamed amazonia, espero que vocês assistam e gostem.
um abração  ;)

Um comentário:

  1. Oi Silvia!
    Então, eu quero sim fazer Biologia,
    Na verdade eu já terminei o ensino médio, mais ainda não consegui passar no vestibular, e então vou continuando fazendo cursinho.
    uhasuihausihais
    Ahh obrigada pela motivação, é tão bom isso!
    beijão!

    ResponderExcluir